1

O projeto de mobilidade faz parte do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBAi),

Mais de mil indígenas da região de sudeste de Mato Grosso contam com um novo benefício viabilizado pela concessão da BR-163. Desde setembro do ano passado, duas Terras Indígenas passaram a ter transporte gratuito para a cidade de Rondonópolis e também entre as comunidades. O projeto de mobilidade faz parte do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBAi), parte integrante do processo de licenciamento das obras de duplicação da rodovia BR-163/MT.
Aldeias das Terras Indígenas Tadarimana e Teresa Cristina, como Tadarimana, Córrego Grande e Piebaga, podem usufruir de 16 viagens por mês e o agendamento é realizado previamente entre a Concessionária e representantes das aldeias para atender as necessidades de cada uma.Para o Cacique Cícero, da aldeia Tadarimana, a parceria firmada chegou em boa hora e tem garantido aos indígenas a possibilidade de fazer compras mensais, pagar contas, receber benefícios como aposentadoria, entre outros serviços que são disponibilizados nas cidades. “Estávamos sem meio de transporte e era preciso pagar para que alguns carros particulares nos levassem até a cidade ou para outras comunidades”.
As aldeias Tadarimana e Córrego Grande têm direito a seis viagens mensais. Já a aldeia Piebaga, por ter menos moradores, tem quatro viagens garantidas por mês. Para maior segurança dos indígenas, algumas regras foram pré-estabelecidas, como respeitar o limite máximo de vagas por ônibus e evitar o transporte nos fins de semanas. O objetivo do projeto é mitigar os impactos da concessão da rodovia e será executado ao longo do período de exploração, até 2044.
Além dos trabalhos de mobilidade, ainda há outros projetos nas áreas de comunicação, cultura e desenvolvimento econômico e social em fase de finalização para serem implantados nas duas Terras Indígenas.
Responsável pela área de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Pedro Marques Ely afirma que todo o PBAi foi pensado e elaborado para atender às demandas das comunidades da região sul. “O projeto visa dar subsídios para que essas aldeias tenham melhores condições para se manterem, desenvolverem e assim garantir melhor condição de vida aos seus integrantes”.
Em junho de 2014, a Concessionária entregou à aldeia Tadarimana um centro comunitário para sediar os eventos da comunidade, bem como para a realização de reuniões e palestras de combate ao alcoolismo. De acordo com o Cacique Cícero, desde que foi entregue, o centro tem sido utilizado com frequência e já recebeu eventos como batismos, reuniões e festas tradicionais. A aldeia possui mais de 500 integrantes e o centro também recebe membros de outras comunidades.