4829271

 

A empresária Marília Fonseca apostou em vestidos para empreender, a partir da importação de peças do México. Tudo começou quando a carioca Marília resolveu comprar um vestido para ela.

Mas quando soube que as roupas são produzidas por indígenas do México, que sobrevivem com a venda destes produtos, ela acabou pedindo um estoque de 11 vestidos. As roupas chegaram e as amigas cariocas ficaram encantadas.

Marilia começou o negócio em 2008. Naquele ano, a tendência do verão destacava a paleta de cores de Frida Kahlo, que sempre se vestiu à moda mexicana, valorizando as tribos indígenas.

O negócio começou com Óli, que é descendente de uma das 16 tribos indígenas do estado de Oaxaca que fabricam as peças. Na juventude, ela fazia parte de grupos de dança folclórica e todos se encantavam com as vestimentas.

Óli farejou uma oportunidade de negócio para ajudar as comunidades. E assim a empresária Marilia Fonseca passou a fazer parte da chamada economia solidária, uma forma justa de comércio, em que toda a cadeia produtiva sai ganhando.