SONY DSC

Atenção Domiciliar da Sesab é destaque em congresso na capital – Saúde – Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo do Estado da Bahia

Pioneira na Atenção Domiciliar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Bahia está sediando, pela primeira vez, o Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad 2016), com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O evento, que foi aberto nesta quinta (14) e segue até sexta-feira (15), acontece na Arena Fonte Nova e tem como tema: ‘Tendências e Soluções em Saúde Humanizada: A Hora e a Vez da Atenção Domiciliar’, reunindo profissionais da área de saúde.

A programação do evento é voltada para conteúdos relacionados à modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados, integrada às redes de atenção à saúde.

Na rede da Sesab, a Atenção Domiciliar foi implantada buscando adotar mecanismos para qualificar a assistência prestada aos usuários do SUS. Este Serviço envolve profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores de veículos e pessoal administrativo.

Durante a visita ao evento, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou que a Atenção Domiciliar é muito importante na medida em que reduz a sobrecarga nos grandes hospitais púbicos. “O número de pacientes atendidos hoje corresponde a um hospital de grande porte”, ressaltou.

Atualmente, o programa da Sesab incorpora 15 hospitais da rede, em 11 municípios baianos. Durante a abertura do evento, o assessor especial da Sesab, Cássio Garcia, destacou que a Atenção Domiciliar é fundamental, visa a continuação do cuidado e diminuição do tempo de internamento. “O cuidado ganha em qualidade e humanização”, disse ele.

O presidente do Congresso, Luís Marrochi, afirmou que a realização do congresso em Salvador é um marco para o setor, uma vez que a Atenção Domiciliar se fortalece a cada dia.

Fonte: Ascom/Sesab