O papa Francisco destacou a necessidade de conciliar desenvolvimento social e cultural com a proteção de povos indígenas e seus territórios, especialmente no “planejamento de atividades econômicas que possam interferir com suas culturas e sua relação ancestral com a terra”.

O chefe da Igreja Católica reuniu-se com representantes de povos indígenas em Roma. A delegação estava na cidade para participar do terceiro fórum global de povos indígenas do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola da ONU (FIDA).

Durante o encontro, o papa enfatizou a necessidade de os governos prestarem atenção à identidade indígena e gerarem diretrizes e abordagens de desenvolvimento que incluam jovens e mulheres.

Segundo ele, para governos “isto significa reconhecer que as comunidades indígenas são uma parte da população a ser apreciada e consultada e cuja plena participação deve ser promovida nos níveis local e nacional”.

Para a coordenadora de questões indígenas e tribais do FIDA, Antonella Cordone, “reconhecer e institucionalizar” os direitos desses povos é “essencial”. No entanto, ela defendeu também ser preciso trabalhar em estratégias que apoiem economias locais.

A agência da ONU foi anfitriã do terceiro fórum global de povos indígenas entre 10 e 13 de fevereiro. O encontro reuniu representantes de organizações de povos indígenas e líderes de instituições parceiras para discutir os desafios enfrentados por essas comunidades (saiba mais sobre o encontro clicando aqui).

(Da ONU News em Nova Iorque)