Obra do museu está avaliada em R$ 600 mil. Por: Juliana Gomes/45GRAUS

O novo Museu do Piauí (MUP) – Casa de Odilon Nunes foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (02) pelo governador Weellington Dias e o Secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.  No evento se apresentou o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina, além da abertura da exposição temporária “Piauí Paisagens”, com fotografias de Aureliano Muller, Paulo Barros, Manoel Soares e Juscelino Reis. A reforma começou em 2016 e está avaliada em R$ 600 mil.

De acordo com o secretário de cultura, Fábio Novo, a reforma foi além da parte física proporcionando aos piauienses contato com a cultura indígena, afro descente e exposições artísticas.

Fábio Novo destaca reforma física e novo conteúdo artístico dentro do museu. Evento trouxe exposições fotográficas, peças indígenas e cultura afro descendentes

“Nós fizemos um trabalho não só da reforma física de um prédio que é histórico, uma das primeiras construções de Teresina de 1859. Nós fizemos estrutura física, instalações novas, elétricas, hidráulicas, novos banheiros, a própria reforma, a fachada que é um fachada bonita dessa casarão que a noite vira um cartão postal com uma iluminação de LED. Além disso, fizemos uma musiografia nova que é o conteúdo que vem dentro do museu. Você imagina um trabalho feito pelo professor Paulo Vasconcelos, arquiteto da UFPI que junto com sua equipe percorreram 4 mil km por todo o Piauí para que pudesse trazer dos cantos mais diversos do nosso Estado um pouco da nossa memória e da nossa história. O museu não tinha, por exemplo,  uma sala dedicada aos povos indígenas do Piauí, tudo isso foi resgatado. Temos também um sala feita para a cultura afro descendente”, explicou complementando que a reforma trouxe objetos importantes que fazem parte da história do Estado.

Exposição indígena de Piripiri foi destaque na inauguração do novo museu. Foto: Allan Matos

“Também integra o museu, o piano de Genu Morais, um auditório com sistema de projeção, com cadeiras do antigo Tribunal de Justiça daqui. Ganhou o Café Dallas na parte externa, com uma linha do tempo que de forma lúdica conta o que aconteceu nos 80 mil anos. As escolas podem vir visitar o museu. Temos salas que vão ganhar exposições temporárias, uma já está acontecendo com fotográficas de grandes artistas e vai ficar durante um mês e meio, depois abre para que outras situações possam acontecer”, finalizou.

Linha do tempo lúdica pode ser vista no novo Museu de Teresina. Foto: Allan Matos

Para Joselane Dias, que faz parte da Associação Itacoatiara de Remanescente Indígena de Piripiri, a exposição das peças feitas por índios do município é um grande reconhecimento por anos de luta.

“Pra manter essa cultura foi preciso ter uma visão maior porque nós estamos com onze anos de luta na cidade de Piripiri e até então nós não somos vistos na nossa cidade como indígenas. Nós viemos lutando dia e noite por um espaço, pelos nossos direitos e por o governador ser reconhecido como indígena ele propôs nos ajudar e está dando espaço para que nós tenhamos reconhecimento através dessas peças que são feitas artesanalmente pelos indígenas de Piripiri”, delcarou.

A MUSEU 5

O Museu do Piauí possui um acervo eclético, com aproximadamente sete mil peças. Integram este acervo artefatos pré-históricos, como peixes e troncos fossilizados, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a famosa tela de “Dom Pedro II” de Victor Meirelles, além de obras de arte contemporânea de renomados artistas piauienses como Gabriel Archanjo e Dora Parentes.

Visitantes terão que pagar uma taxa que está sendo discutida para manter funcionamento do local. Foto: Allan Matos

Também são encontrados no acervo do museu: cédulas, moedas, medalhas, indumentárias da guarda nacional, machados primitivos, urna funerária, arcos, flechas, artesanato piauiense, entre outras peças de relevância cultural.

Ainda de acordo com Fábio Novo, o museu vai ficar aberto de terça a sábado, de 10h às 17h. Os visitantes terão que pagar uma taxa de visitação que está sendo discutida para manter o funcionamento do museu.

Visitantes terão que pagar uma taxa que está sendo discutida para manter funcionamento do local. Foto: Allan Matos

Com informações do repórter Allan Matos direto do local.