Atividade da SBPC Afro e Indígena, o minicurso Diversidade, interculturalidade e educação indígena propõe reflexões sobre as possibilidades de descolonização com base nas experiências no curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), oferecido pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. O público-alvo são estudantes, lideranças indígenas, intelectuais, além de pesquisadores da temática e demais interessados.

As aulas serão ministradas por Marina de Lima Tavares e Juarez Melgaço Valadares, professores do Fiei. Ele conta que a ideia de oferecer o curso surgiu da necessidade de divulgar a questão indígena no Brasil e, assim, combater o preconceito.

Os participantes vão discutir os saberes tradicionais, os modos de vida dos povos indígenas e os estereótipos por meio de debates, textos e vídeos. “O principal objetivo é promover o diálogo entre os alunos indígenas e o público em geral”, afirma Juarez.

As atividades do minicurso serão realizadas de 18 a 21 de julho, das 8h às 10h, na sala 4107 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). As matrículas para os minicursos com vagas abertas poderão ser feitas no domingo, 16, simultaneamente ao credenciamento para a 69ª Reunião Anual da SBPC.