Participaram da reunião os chefes de gabinete das pastas Sema e SDR, Iara Icó e Jeandro Ribeiro, respectivamente, a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, o superintendente Aderbal de Castro, e o diretor, Murilo Figueredo. Ascom.

Com o intuito de fortalecer parcerias e discutir ações conjuntas que contribuem para o desenvolvimento rural da Bahia, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta quarta-feira (27), no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), com o secretário Geraldo Reis.

Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas: Projeto Bahia Produtiva, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir/CAR), áreas de proteção e conservação ambiental, mata de cacau cabruca e acesso a água.

“Impossível falar de desenvolvimento rural sem o diálogo permanente com as questões ambientais. A agenda de hoje serviu para reforçar o alinhamento de ações estratégicas inerentes à Sema e à SDR, para que o trabalho do Governo do Estado em prol do meio rural continue levando para o agricultor familiar condições plenas de permanência no campo, com garantia de acesso à terra, inclusão produtiva, geração de trabalho, emprego e renda”, destacou o secretário da SDR.

Na oportunidade, Rodrigues fez o convite à Sema para participar da segunda edição da Bahia Rural Contemporânea e da VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), eventos promovidos pela SDR, que acontecem simultaneamente no período de 25 de novembro a 03 de dezembro de 2017, no Parque de Exposições Agropecuárias, em Salvador.

“Registro a importância da visita do secretário Jerônimo Rodrigues à Sema para alinhar e aproximar pautas e projetos que são de interesse comum e dizem respeito, tanto ao fortalecimento da agricultura familiar e dos povos tradicionais, como da conservação e preservação ambiental em nosso estado”, afirmou secretário da Sema, Geraldo Reis.

Encaminhamentos
O projeto Bahia Produtiva, executado pela SDR por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem entre seus objetivos promover a adoção de práticas de gestão sustentável de recursos naturais em áreas de produção. Com a colaboração da Sema e Inema, está em fase final a elaboração do edital de fomento a projetos socioambientais com o recorte em áreas de conservação.

Os secretários demandaram às equipes técnicas a finalização do documento, que deverá ser publicado neste semestre. Na prática, o edital permitirá investimentos em iniciativas ambientalmente sustentáveis que utilizem de técnicas menos impactantes ao meio ambiente e favoreçam o aumento da produção. O recorte territorial inclui o entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral, Unidades de Conservação de Uso Sustentável e Áreas Prioritárias para Conservação do Estado da Bahia (APCB).

Os gestores também alinharam as ações voltadas ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). As áreas de atuação das pastas no cadastramento do Cefir vão ganhar um mapa, de modo a evitar sobreposição e promover a complementação de cadastramento no estado. Rodrigues também elencou projetos que podem colaborar com suporte e incentivo ao Cefir, a fim de ampliar o cadastramento no estado, tendo em vista o grande número de pequenas propriedades rurais na Bahia e a proximidade de esgotamento do prazo legal para que os proprietários de terra façam sua regularização ambiental.

Participação
Participaram da reunião os chefes de gabinete das pastas Sema e SDR, Iara Icó e Jeandro Ribeiro, respectivamente, a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Aderbal de Castro, o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueredo, além de assessores e técnicos.