Lideranças criticam a nomeação de novo presidente da Fundação Estadual do Índio.

Lideranças indígenas de municípios do Amazonas realizaram, na manhã desta segunda-feira (9), um protesto em frente à sede da Fundação Estadual do Índio, no bairro Novo Israel, na Zona Norte de Manaus. O protesto começou por volta das 8h. Eles criticam a nomeação do ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Hamilton Gadelha, para o cargo de presidente da Fundação, anunciada após a posse do governador Amazonino Mendes. A decisão, segundo eles, foi tomada sem o consentimento das lideranças indígenas.

É aguardado um  posicionamento da Fundação Estadual do Índio sobre a situação.”Em momento nenhum eles [as lideranças indígenas] estão se opondo à nomeação de uma outra pessoa, desde que siga aquilo que nós entendemos que é correto, que respeite a lei nossa.Todas as vezes que houve indicação [do presidente], houve a participação das lideranças. É convocada uma grande assembleia com a participação de várias lideranças indígenas de vários municípios do Estado do Amazonas e eles entram num consenso. Sempre foi indicação das lideranças de toda a região do Amazonas”, afirmou o ex-presidente da Fundação, Raimundo Sobrinho.

Ainda segundo o ex-presidente da Fundação, lideranças dos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Borba, Autazes, Manaquiri, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte, Silves, Caapiranga, Nhamundá, Fonte Boa e Coari devem chegar na capital para acompanhar o protesto.

Segundo as lideranças, eles pretendem aguardar a presença do governador na Fundação. “A gente quer mostrar para sociedade que a gente não tá querendo criar tumulto, pela sensibilidade que o governador sempre tem falado, pelo respeito aos povos do Amazonas de um modo geral. Nós vamos aguardar o governador hoje o dia todo”, infomou Sobrinho.

Fonte: G1