Governador Rui Costa e Secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, entregando chave do veículo a um empreendedor do extremo sul

Com o intuito de fortalecer o desenvolvimento econômico e socioprodutivo do Território de Identidade Extremo Sul, o governador Rui Costa esteve no município de Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (16), e inaugurou um frigorífico que tem a capacidade instalada para abater até 40 mil frangos por dia e já emprega 100 funcionários. Rui propôs uma parceria para ajudar a fomentar produtores de frango na região. “Evidente que um empreendimento desse tem a sua produção própria, mas os pequenos produtores da região podem também produzir frango e fornecer para empresa”, observou o Governador.Segundo Rui, é um orgulho para Teixeira de Freitas, para o sul da Bahia e para o Governo do Estado sediar empresas como o frigorífico inaugurado; “Quem está no cargo público tem a função de apoiar e incentivar para que mais e mais pessoas se tornem empreendedoras. Uma empresa como esta gera efeito positivo na economia da região, pois precisa de mais técnicos, mais caminhões, mais vendedores. É assim que a economia vai se fortalecendo”.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, acompanhou o governador durante agenda e destacou que o crescimento da avicultura tem ocupado novos espaços: “A Costa do Descobrimento e o Extremo Sul são dois Territórios que têm despontado na produção e abate de aves. Temos aí Eunápolis, Prado e, agora, Teixeira de Freitas, com um frigorifico de qualidade, e é papel do governo do estado ajudar a fomentar esse crescimento produtivo, que beneficia a economia local e gera emprego e renda para população”, afirmou.

Rodrigues também participou da entrega de um caminhão para Associação de Apicultores, que conta com 2000 mil famílias trabalhando na produção de mel. O secretário informou que “esse veículo é fruto de convênio com o Ministério da Integração e ajudará na dinamização do transporte dos tonéis de mel”.

De acordo com o titular da SDR, “o governo Rui Costa vem fazendo seu papel na condição de fomentador das cadeias estratégicas e estimulador dos empreendimentos dos grandes dos médios e agricultores familiares, num processo de ganha-ganha: ganha o consumidor que acessa produtos de qualidade, sem precisar ir longe, e ganham os municípios. Quando o abatedouro estiver abatendo as 40 mil aves vai gerar 500 empregos direto”.

SAC e Primeiro Emprego
Ainda em Teixeira de Freitas, Rui entregou três carros da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e inaugurou uma agência do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que abriga um escritório regional da Fundação Luís Eduardo Magalhães, para dar apoio aos jovens que desejam ingressar no Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado.

Na oportunidade, o Governador disse que a expectativa é que quatro mil jovens estejam contratados nos órgãos do Estado até o dia 31 de dezembro: “Eu criei o Programa Primeiro Emprego e aprovei a lei que não deixa brecha para que a escolha seja de indicação do governador nem de ninguém. Os jovens são escolhidos para serem encaminhados para as empresas ou para os órgãos do Estado pela média de nota que eles alcançaram nos três anos do segundo grau”.

A presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Maria Quitéria Mendes, afirma que a ação tem o objetivo de interiorizar as oportunidades: “Para estar próximo desses jovens, seja com questões de documentação, de assinar carteira, na contratação ou no monitoramento destes profissionais, nós fizemos essa parceria e estamos instalando postos nas agências do SAC da Bahia”.

Segundo ela, o posto de Teixeira de Freitas é o segundo a ser instalado: “O primeiro foi inaugurado em Juazeiro, os próximos serão em Irecê e Senhor do Bonfim. Vamos inaugurar também em Feira de Santana. Assim os jovens não precisam mais mandar documentos pelos Correios para Salvador, por exemplo”.

Quitéria informa que para procurar o programa é preciso que os jovens tenham concluído o curso técnico e não tenham completado ainda um ano de carteira assinada na sua profissão: “Os alunos são convocados por meio do ranking das notas que eles alcançam. A gente tem uma perspectiva de contratar até 4.000 jovens, atualmente 1,6 mil já estão contratados”.

Ítalo Leandro dos Santos dos Reis assinou a carteira na unidade. “Esse novo posto facilita nossa vida. Os documentos, por exemplo, a gente teria que mandar por Sedex para Salvador e agora a gente tem um posto do SAC aqui em Teixeira de Freitas, onde podemos fazer a entrega e obter uma resposta mais rápida, disse Ítalo”.

Presenças
Estavam presentes os secretários da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) Vitor Bonfim; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; da Infraestrutura, Marcos Cavalcanti e diversos prefeitos da região, prefeitos estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada.

Ibirapuã
No turno da manhã Rui Costa inaugurou em Ibirapuã, também Território Extremo Sul, a restauração e a pavimentação da BA-693, que recebeu investimento de R$ 685 mil e proporciona aos empresários mais segurança para investirem na agroindústria da região.