Natália Lipú da Silva, da Aldeia Ekeruá, conclui curso superior

Natália Lipú da Silva, da Aldeia Indígena Ekeruá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), acaba de concluir o curso em Design de Moda na Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. Ela faz parte do projeto de extensão Identidade Araribá da Universidade, que concede bolsas de estudos a estudantes indígenas, oferecendo a possibilidade do acesso à formação superior e à vida acadêmica.

A estudante conta que a experiência de cursar foi muito gratificante e também um momento para se descobrir na profissão. “Tive a percepção de que nada é impossível de se criar, seja ela uma peça de roupa, estampa ou acessório. Basta simplesmente depositar amor, criatividade e determinação naquilo que você for desenvolver, que o resultado e reconhecimento surgirão naturalmente”, frisa.

“Desde a infância, aprendi com meus pais a fazer os artesanato indígena. Agora, com as habilidades e conhecimentos adquiridos com o curso, terei uma facilidade maior de criar e ensinar outros membros da comunidade a levar adiante um costume indígena tão belíssimo, que, atualmente, é um gerador de admiração aos não indígenas e uma base de renda para nossas famílias”, comenta. Como designer de moda, Natália vai auxiliar em sua comunidade na produção e ensino dos artesanatos indígenas.

IR ALÉM

Além disso, a jovem também sonha em trabalhar na área de estamparia. “Nas amplas áreas profissionais da moda, o que mais me encantou foi o desenvolvimento de desenhos, tanto que, no meu projeto final, a peça que foi produzida teve como destaque a estampa que eu criei e produzi em pintura manual. A peça foi inspirada no filme ‘Tempos Modernos’ do astro cômico do cinema mudo Charlie Chaplin. Assim, a minha pretensão é a de trabalhar como designer de estamparia, desenvolvendo trabalhos que irão interligar a minha cultura indígena com o mundo das artes”, completa.