DIALOGO

Abordando temas como demarcação de terras, educação e direitos dos povos indígenas, a Universidade Federal do Sul da Bahia realiza nos dias 03 e 04 de abril o evento Diálogos Indígenas, a luta dos povos baianos pela existência. Organizado por estudantes e com apoio institucional da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS), Diálogos Indígenas irá reunir no Campus Jorge Amado, em Itabuna, lideranças indígenas com o objetivo de reconhecer os saberes tradicionais destes povos e fomentar o debate em torno das causas indigenistas.

Segundo Sandro Ferreira, Pró-Reitor da PROSIS, “o evento é simbólico por trazer o debate destas causas para o ambiente acadêmico, reforçando o caráter de inserção social da UFSB na região do sul da Bahia”. Com atividades iniciando às 14 horas no turno vespertino e às 18 horas no noturno, as atividades são abertas a toda comunidade e contará com emissão de certificados para os participantes.

Programação

03/04 (terça-feira):

– 13h as 16h- Credenciamento (local: Pátio da Reitoria

– 13:30h – Cerimônia de Abertura: Ritual Indígena – (Local: Pátio da Reitoria)

– 14h – Mesa de Abertura Evento

– 14:40h – Mesa: “Cultura Indígena: Miscigenação e Aculturação, da colonização aos tempos atuais, o que mudou?”

(Local: Auditório da Reitoria)

Composição: Casé Angatu (UESC), Jaguatiri Pataxó (Artesão e Bombeiro Florestal). Interlocução: Cynthia Santos Barra (UFSB)

14:40h – Roda de conversa: “Mulheres Indígenas”

(Local – Sala 10 – Pavilhão de aulas)

Composição: Potyra Tê (Advogada, Diretora Executiva da THYDÊWÁ e membro da Rede pelas Mulheres Indígenas) e Kandara Pataxó (Associação das Mulheres Indígenas do Sul da Bahia)

18:30h – Mesa: “Educação indígena”

(Local: Auditório)

Composição: Cacica Jamopoty Tupinambá “Valdelice Amaral” (Cacica Geral do Povo Tupinambá de Olivença), Katú Tupinambá ( Mestrando da UFSB e diretor da Escola Indígena Abaeté) e Agnaldo Pataxó (Coord. Do MUPOIBA região sul, professor indígena e estudante da Lic. Intercultural em Educação Escolar Indígena/UNEB)

21h – Cerimônia de encerramento das Atividades do Primeiro dia: Ritual Indígena

(Local: Pátio da Reitoria)

——————————————————————————————-

04/04 (quarta-feira):

14h – Cerimônia de Abertura: Ritual Indígena

(Local: Pátio da Reitoria)

14:30h – Conferência de encerramento: “Terra, território e demarcação”

(Local: Auditório da Reitoria)

Composição: Cacique Babau (Cacique Tupinambá – Aldeia Serra do Padeiro, e Presidente de Honra do Mupoiba), Cacique Ayhi Pataxó “Nailton” (Cacique Pataxó Hã-Hã-Hãe – Aldeia Baixa Alegre) e Cacique Ararawe Pataxó (Cacique Aldeida Itapororoca)

18h – Cerimônia de encerramento do evento: Ritual Indígena (Local: Pátio da Reitoria)