Neste 19 de abril, Dia Nacional do Índio, o cacique Nani e outras lideranças indígenas Tupinambá, foram recebidos por representantes da Prefeitura, no Centro Administrativo da Conquista. O encontro serviu para debater ações de melhorias nas estradas vicinais da região habitada pela etnia. “Estamos aqui nos colocando como parceiros”, disse a índia Nicinha. Segundo representantes dos Tupinambá, que moram no entorno de Olivença e em território ilheense, 38 comunidades indígenas estão com dificuldades de deslocamento nas zonas rurais. No Dia do Índio, governo municipal recebe etnia Tupinambá para ouvir reivindicações“Sem estradas, nossas crianças não vão às escolas; sem estradas, não podemos realizar exames na cidade, não podemos escoar nossos alimentos, principal fonte de renda do nosso povo. Para nós, a estrada é vida”, afirmou a liderança tupinambá. O vice-prefeito José Nazal, mediou o encontro, que contou ainda com a presença do secretário de Governo, Alisson Mendonça; do Diretor de Obras, José Víctor e do Superintendente de Ações Regionais, Angelito Dias.

Representantes do governo municipal explicaram a complexidade que é a geografia rural de Ilhéus. São mais de 1.200 quilômetros de estradas sem pavimentação, que necessitam de manutenção preventiva e corretiva. Também foi lembrado que neste período das chuvas, ficam inviáveis tecnicamente grandes intervenções nos ramais.

No entanto, o governo se mostrou sensível ao pleito. Na próxima terça-feira, 24, José Nazal e Angelito Dias, irão pela manhã até a Aldeia Igalha, onde uma comissão indígena os acompanhará, percorrendo trechos e mapeando distâncias que deverão passar por melhorias.

Fonte: Ascom/PMI