Ações de saúde nas comunidades, de iniciativa do Instituto Indígena “Ação Bahia”, em parceria com a Sesai e as comunidades de Olivença em Ilhéus

Foi realizado dia 18/06, no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, uma Oficina de Sensibilização dos Profissionais do SUS no Cuidado Intercultural à Mulher Indígena. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, o objetivo é qualificar as equipes que têm contato direto com o usuário indígena. No evento foram abordados temas como legislação específica, cultura dos povos indígenas e acolhimento em saúde.

Essa é a nona unidade no estado que recebe a oficina, e a consultora, que ministrou o debate, destacou a participação dos índios como essencial para compreender melhor as demandas da comunidade. “O ambiente de hospital não é o habitual para eles. É pensando nisso que se torna necessária a atenção especial para essa mulher que sai da aldeia para ter um parto de risco, por exemplo, e esse acolhimento diferenciado só acontece quando as equipem reconhecem as especificidades desses povos. E foi exatamente o que aconteceu aqui hoje”, pontuou Nívea Maria.

Além da orientação das equipes, ainda com o intuito de adequar o atendimento nos serviços especializados aos povos indígenas, o Instituto de Gestão e Humanização, que administra o HRDLEM , contratou uma enfermeira indígena para facilitar o acesso dessa etnia à saúde. “É fundamental conhecermos as tradições e cultura da população indígena para melhor dialogar, acolher e qualificar nossos atendimentos.” Ressaltou Thais Fraga, diretora do Hospital.

 

As lideranças das aldeias agradeceram a oportunidade de aproximação com a equipe da unidade hospitalar, que é referência na região, e vai proporcionar um acolhimento cada vez mais sensível às suas particularidades. “Voltamos para a aldeia muito satisfeitos em poder dizer que somos bem vindos aqui, pois o Luís Eduardo se preocupa com nosso povo e quer fazer o melhor por nós.” Relatou Samingo Pataxó, conselheiro de saúde de Coroa Vermelha.

 

Para o representante indígena no conselho estadual de saúde da bahia – (CES), Walney Magno, do Mupoiba, as ações voltadas para povos indígenas, através da secretaria estadual da bahia, deram sinais de melhora, pois agora algumas iniciativas vem acontecendo, a exemplo da Oficina sobre Gestão da Saúde Indígena, que aconteceu no último dia 15/06, e abordou temas como: os marcos legais que regem os papéis das esferas de governo quanto á política indigenista no brasil; Decreto nº. 7.508 com o objetivo de regulamentar a Lei nº. 8.080/90, e Marcos Legais que Regem os Papéis das Esferas de Governo quanto à Política Indigenista no Brasil. Na oficina foram  debatidos também sobre a Legislação Indígena: Resolução CIT Nº 37; Financiamento; Integralidade da atenção: estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde indígena, além dos citado, foi aprovada a Construção do Manual sobre gestão da saúde indígena, coordenada pela Área Técnica de Saúde dos Povos Indígenas da Sesab. “Ainda faltando uma comunicação efetiva com as representações indígenas no setor de saúde da bahia, estamos avançando para uma nova era”, enfatizou Walney, que é também, membro de uma comissão de saúde indígena na Sesab.