eleicao2b
Mais de 12 mil eleitores votarão em 67 seções instaladas em comunidades indígenas e quilombolas no Ceará, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), nas eleições de outubro deste ano. Em 30 seções especiais indígenas votarão 5.253 eleitores. Já as 37 seções eleitorais quilombolas atenderão 7.125 eleitores. As seções que atenderão a comunidade indígena serão instaladas nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.

As que farão atendimento aos quilombolas estarão nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Araripe, Baturité, Caucaia, Crateús, Croatá, Horizonte, Ipueiras, Itapipoca, Moraújo, Novo Oriente, Pacajus, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Salitre, São Benedito, Tamboril e Tururu.
Aumento de eleitores
As seções especiais indígenas e quilombolas funcionarão em prédios situados nas próprias comunidades e contarão com um mínimo de 20 eleitores. De acordo com o TRE-CE, em comparação aos eleitores de 2016, houve um aumento de 12,74% e de 6,18% do número de eleitores das seções especiais indígenas e quilombolas, respectivamente.

“A Justiça Eleitoral do Ceará vem desenvolvendo esforços para garantir o direito ao alistamento e ao voto das populações indígenas, desde 2011, e dos remanescentes de quilombos, a partir de 2012, em todo o estado. O trabalho consiste na identificação das seções eleitorais já existentes em comunidades indígenas e quilombolas, bem como na criação de novas seções onde não houver”, explica Humberto Mota Cavalcanti, coordenador da Escola Judiciária Eleitoral.