????????????????????????????????????
Representantes do governo estadual se reúnem com agentes da cadeia produtiva do cacau em Ilhéus

A Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, Litoral Sul da Bahia, foi o local do encontro entre prefeitos, secretários municipais, agricultores familiares e produtores rurais com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. O objetivo da reunião foi traçar um plano de ação para a cadeia produtiva do cacau para os próximos quatro anos e realizar um balanço participativo do contrato de gestão que o governo do estado possui junto ao Instituto Biofábrica de Cacau.

“O estado tem com a Biofábrica um contrato de gestão para produção de mudas e distribuição aos agricultores familiares. Fizemos um balanço desses quatro anos de relação contratual e conseguimos compreender o posicionamento da Biofábrica diante do seu papel na cadeia do cacau. A credibilidade que foi ofertada aos produtores, aos empresários, às moageiras e, naturalmente, às lideranças políticas da lavoura cacaueira, a relação que a Biofábrica faz com a Ceplac, as universidades, produtores, tudo isso nos dá uma confiança de que o contrato de gestão está sendo honrado”, disse o secretário.

 

Jerônimo Rodrigues destacou aos participantes do encontro a necessidade de se construir uma agenda positiva para o setor, propondo a organização de um documento com demandas concretas, relacionadas por todos os personagens envolvidos na cadeia produtiva do cacau, para ser defendido junto à Presidência da República, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa da Bahia, bem como trabalhado em conjunto pelas secretarias do estado.

 

“Saímos muito contentes dessa reunião, reafirmando os planos que temos para que os próximos quatro anos do governo Rui Costa sejam de manutenção do diálogo, dos compromissos e contratos para que a agricultura familiar e os empresários possam fazer a recuperação da lavoura cacaueira”, ressaltou.

 

Para o diretor-presidente da Biofábrica, Lanns Almeida, o encontro foi necessário para alinhar as perspectivas dos agentes da cultura cacaueira: “Somos muitos e temos a missão de recuperar a lavoura e avançar na produção de cacau de qualidade, que hoje a Biofábrica, juntamente com a Ceplac e o governo do estado, já desenvolve com ciência e tecnologia. O secretário Jerônimo nos traz uma importante missão para os próximos quatro anos, em unidade com o governo Rui Costa”.

Além de Jerônimo, estiveram presentes o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o prefeito de Santa Luzia e presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Antônio Guilherme, o vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita, os sócios fundadores da Biofábrica, José Marques e Luiz Henrique de Azevedo, a representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Marinês Santos, o representante da Associação dos Produtores do Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, o agente de comunicação social da Ceplac Ederivaldo Benedito, entre outros.