A Funai, que acompanha a situação, informou que a invasão ocorreu no dia 30 de dezembro para extrair madeira ilegalmente e ocupar a terra com demarcação de lotes.

Um grupo de madeireiros invadiu a Terra Índigena (TI) Arara, entre Uruará e Medicilândia, no sudoeste do Pará. Nesta quinta-feira (3), a Fundação Nacional do Índio (Funai), que acompanha a situação, informou que a invasão ocorreu no dia 30 de dezembro para extrair madeira ilegalmente e ocupar a terra com demarcação de lotes. Moradores da região temem que ocorra conflito, já que há tensões entre os indígenas para realizar um protesto na rodovia BR-230, a Transamazônica, devido a invasão.

Em 2017, uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e Funai investigou denúncias de invasão na TI Arara e resultou no embargo de uma serraria e na apreensão de aproximadamente 150 metros cúbicos de madeira nos municípios de Uruará e Medicilândia.

Em 2018, grupo de indígenas da etnia Parakanã chegou a bloquear a rodovia BR-230 cobrando a retirada de invasores de das terras Apyterewa em Altamira. Eles denunciaram que as áreas estariam sendo alvo de crimes ambientais.

Com informações do G1.