O Prefeito de Santa Cruz Cabália, Agnelo Santos, elogiou o trabalho de Zeca Pataxó, frente a secretaria de Assuntos Indígenas.

O secretário de Assuntos Indígenas da prefeitura municipal de Santa Cruz Cabrália, Zeca Pataxó, fez balanço de suas ações e parcerias durante o ano de 2018, que considerou positivo. Destacando a empresa Veracel Celulose, como uma das maiores parceiras neste período, no atendimento as demandas das comunidades indígenas local, onde destacou algumas realizações e contribuições.Dentre iniciativas afirmou ter conseguimos 4.600 kits escolares para alunos indígenas  que atenderam 32 aldeias Município, 4 centros culturais, 03 parques infantis para as escolas indígenas, o apoio para os jogos indígenas, 3 Ônibus, para levar caciques e lideranças, em viagens para Salvador ou Brasília, no sentido de reivindicar os direitos do coletivos dos povos, 01 poço artesiano, Todo o material para a construção da ponte, do Bairro Carajás a Beira Rio, Piscicultura na área agrícola, recuperação de algumas estradas vicinais nas aldeias, e uma Bombas d’água.

O secretario Zeca Pataxó, acredita ter conseguido quase um milhão de reias, que foram aplicados nas comunidades, enfatizando que os recursos foram todos executado diretamente pela empresa Veracel, que repassava direto para as empresas contratadas para atender as demandas, sem passar qualquer valor ou material pelos indígenas.

Zeca disse se sente muito honrado em puder colaborar com a gestão do prefeito Agnelo Santos, a quem agradece pela oportunidade e confiança, e a todos os colaboradores e parceiros, que acreditaram no trabalho dele frente a secretaria. “Tenho boas perspectivas para conseguir muito mais no ano de 2019, entretanto lembrou que para isso precisamos de mecanismos que possam nos ajudar a fortalecer um trabalho tão sério que estamos desenvolvendo”  afirmou Zeca Pataxó.

O município de Santa Cruz Cabrália, é a única no estado a ter uma secretaria especial para atender povos indígenas, sendo acompanhado agora pela prefeitura municipal de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que já estar em vias de efetivar a sua também.