Cerca de 100 índios, de 35 aldeias, se reuniram na sede da Superintendência Regional de Ensino em Januária; cacique diz que ainda não foi possível identificar quantos serão afetados com as mudanças.Foto: Divulgação

Índios Xacriabás se reuniram nesta sexta-feira (22) na sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) em Januária, no Norte de Minas, para tentar reverter uma resolução do governo estadual que determina alterações no ensino indígena. Entre as mudanças, de acordo com o cacique Domingos Xacriabá, estão a redução no número de servidores e a junção de turmas nas escolas.

“Atualmente todas os servidores são indígena. A dispensa deles não impacta apenas estes servidores, irá afetar toda a comunidade indígena. Isso obriga a junção de algumas séries, mas nós temos aldeias que ficam muito distantes umas das outras. Vai dificultar o acesso dos estudantes às aulas”.

Cerca de 100 índios, de 35 aldeias, participaram da reunião na superintendência. O cacique Domingos explica que mais de 2.000 alunos frequentam as aulas nas aldeias, mas ainda não foi possível identificar quantos serão afetados com as mudanças. Os representantes das comunidades indígenas não informaram quando a resolução foi publicada.

“O que queremos é um diálogo para que esta dispensa e, consequentemente, junção de série não ocorra. Estamos em conversa aqui, mas sabemos que a superintendência tem autonomia limitada. Então, esperamos um reconsideração por parte da Secretaria Estadual de Educação”, diz o cacique.

Fonte: G1