alba2

Saudado como o mais novo comendador da Bahia, o secretário estadual de Educação, professor e agrônomo Jerônimo Rodrigues, recebeu a Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (11), em sessão especial bastante concorrida, que se converteu em muitas deferências ao homenageado.A começar pelo proponente, deputado Euclides Fernandes (PDT), que o saudou como um ser humano com inquestionáveis qualidades: “Um profissional com grande potencial intelectual, técnico e humano, que soube se conduzir, ao longo da sua vitoriosa carreira, com retidão, competência e amor às questões que dizem respeito ao nosso Estado”.

 

A apresentação musical de dois corais – o do próprio Legislativo e o da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – e do cantador Paulinho Jequié somou-se, durante a sessão, à exibição de um vídeo com depoimentos de familiares, amigos, ex-colegas, ex-alunos, lideranças de movimentos sociais, entre outros, que emocionaram o secretário, surpreendido ainda com a leitura de um poema seu por três jovens, entre eles seu filho e sobrinho. A irmã e vereadora de Salvador Marta Rodrigues, que estava presente, foi quem agradeceu no vídeo, em nome da família, à iniciativa do deputado Euclides.

 

Jerônimo Rodrigues agradeceu e compartilhou a honraria, ressalvando que o deputado Euclides Fernandes, que foi seu professor em Jequié, sabia que, ao homenageá-lo, estaria contemplando “muitas pessoas que, de algum modo, possuem trajetórias como a minha, filho de agricultores familiares, com cinco irmãs, uma companheira, um filho, homem público, educador”.

O cenário nacional permeou os discursos do homenageado e do proponente da honraria, sobretudo no que se refere às recentes ações do MEC. “Nem tudo são flores. No momento, o Ministério da Educação passa por um período bastante difícil, com uma grave crise administrativa, precisando de tempo para se reorganizar e voltar aos trilhos. Essa situação poderá ter consequências diretas no seu dia a dia”, advertiu o pedetista.

 

Rodrigues também lamentou o que se passa no MEC, lembrando várias conquistas para a educação na Bahia, como a ampliação do número de universidades e dos institutos federais, durante os governos dos ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff. “Querem colocar nos livros que a história nossa não é verdadeira, além de negar o nosso lugar de índio, de negro, de mulher. Em Rio que tem muita piranha, jacaré nada de costas. Muitos querem destruir o direito da gente, mas nós vamos nadar de frente, não vamos baixar a cabeça”, discursou.

 

Em trechos do seu pronunciamento, o secretário foi interrompido pelo clamor de ‘Lula livre’ pela plateia. Ele próprio dedicou solidariedade ao ex-presidente preso: “Quando prenderam Lula, a nossa estima, os nossos sonhos se enfraqueceram bastante, mas enfraqueceram apenas o suficiente para gente demonstrar o quanto nós estamos no sonho e na luta pela busca da liberdade do presidente Lula, e não estamos tratando disso para que ele volte à Presidência, mas por uma questão de justiça e de democracia”. Jerônimo Rodrigues finalizou sua fala com citação de Saramago: “Porque os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito nascer sem asas e fazê-las crescer”.

 

A mesa foi composta pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, representando o governador Rui Costa; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Ediene Lousado; defensora pública Cynara Gomes, representando o defensor-geral Rafson Ximenes; presidente da Câmara Municipal do Salvador, Geraldo Júnior; comandante-geral da Polícia Militar, coronel  Anselmo Brandão; chefe da Casa Militar do governador, coronel Carlos Augusto Gomes; reitor da UFRB, Silvio Soglia, e vice-reitor da Ufba, Paulo Miguez; professor Aurélio Lacerda, representando a Ufob; professor e teólogo Naidison Baptista, representando os movimentos sociais da Bahia; e, representando a família do secretário, sua irmã Tereza Rodrigues e sua esposa, pró-reitora de extensão e professora da UFRB Tatiana Veloso

 

Marcaram presença também os deputados estaduais Marcelino Galo, Ivana Bastos, Alex Lima, Jurandy Oliveira, Marquinho Viana, Bobô, Robinson Almeida, Maria del Carmen, Jacó, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Osni Cardoso e Pastor Isidório Filho; os deputados federais Pastor Sargento Isidório, Nelson Pelegrino e Afonso Florence; os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Rodrigo Hita (Secti), João Oliveira (Sema), Josias Gomes (SDR), Julieta Palmeira (SPM), Fabya Reis (Sepromi) e Arany Santana (Cultura). Estiveram presentes ainda prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores estaduais, educadores, lideranças indígenas, políticas e de movimentos sociais, entre outras.

Fonte: AgênciaALBA