1555448296IMG_4700
A Sepromi recebeu nesta terça-feira (16), em Salvador, a comissão organizadora da segunda edição da Mostra Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba, representada por Daiane Rosário e Kinda Rodrigues. Elas estiveram reunidas com a titular da pasta, Fabya Reis. O evento, que acontece entre os dias 17 e 18 de agosto, em diversos locais da capital baiana. A Mostra conta com exibições regulares e itinerantes, debates, oficinas, programação infantil, dentre outras iniciativas. As atividades são organizadas por cineastas, produtoras e produtores da área do audiovisual, tendo como idealizadora, coordenadora geral e de produção Daiane Rosário.

“São muitas prospecções para este evento, no diálogo que temos construído, nesta grande iniciativa que promoverá a difusão de obras nacionais e internacionais pensadas e protagonizadas por empreendedore(a)s negros(a). Isso amplia os debates sobre produções cinematográficas que tratam das questões relacionadas ao povo negro e conecta a diáspora aqui na Bahia. Estamos nesta caminhada, contem com nosso apoio, incentivo e articulações necessárias”, enfatizou a secretária Fabya Reis.
Homenagem marca as atividades – O evento homenageia o professor e pesquisador de Cinema da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), Mahomed Bamba, falecido em 2015. Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), o estudioso, nascido na Costa do Marfim, propunha em seus ensaios uma nova leitura sobre as narrativas fílmicas produzidas nas periferias globais, sobretudo as realizadas no continente africano.
Fonte: Ascom/Sepromi