KORUBO

Registro de parte dos índios da tribo Korubo, contatada pela Funai na maior expedição dos últimos 20 anos — Foto: Ricardo Stuckert, Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) concluíram a segunda rodada de vacinação dos índios korubo. Paralelamente, lidam com a aproximação de invasores.

A população vive na Terra Indígena Vale do Javari e foi contatada pela primeira vez no início do ano, na expedição considerada a maior dos últimos 20 anos.

Além da vacinação, avaliada como bem-sucedida, um surto de gripe também foi contido pelos profissionais da Funai e da secretaria, ligada ao Ministério da Saúde. No caso dos índios recém-contatados, uma gripe pode levar à morte.Invasões

 

A quarta equipe que atua na expedição protege o Rio Coari, afluente do Rio Itui, e tem registrado invasões intensas de pescadores e caçadores profissionais.

Outro rio da região, o Itaquai, também tem sido alvo de invasões de pescadores e caçadores. A quinta equipe de profissionais se prepara para entrar na região no dia 15 de agosto.

A expedição da Funai teve início em março deste ano e tinha dois objetivos principais: reaproximar parentes que se afastaram em 2015 e, também, evitar novos conflitos entre eles e os Matis, outra etnia indígena da região, pelas terras próximas ao Rio Coari, além de outras desavenças entre as etnias.

 

A necessidade de contatar os índios korubo que permaneciam isolados na região fez com que a Funai abandonasse, apenas nesse caso, a política de contato zero que vem sendo adotado há décadas. Contatos como esses só acontecem em situações extremas, quando a integridade física dos índios isolados está comprometida, ou se os isolados tomarem deliberadamente a vontade de se aproximar.

Como o blog informou, o encontro dos profissionais com os índios foi pacífico e marcado pelo reencontro dos parentes indígenas que estavam afastados. A Funai também conseguiu estabelecer diálogos para evitar conflitos por terras e, desde então, os integrantes das equipes trabalham para estabelecer um relacionamento de confiança e colocar em prática um plano de proteção da saúde dos índios.

Da Redação