A JUARI

O I Encontro da Juventude Rural de Porto Seguro aconteceu de 23 a 25/8, com uma linda cerimônia na Aldeia Indígena Boca da Mata, reunindo representantes de várias aldeias indígenas, jovens moradores de comunidades rurais e estudantes, além de autoridades do município, do governo estadual, especialistas e professores.

No primeiro dia, o cacique da Aldeia de Boca da Mata, Alfredo Santana, juntamente com a secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt e o superintendente de Projetos para Infância e Juventude, Washington Borges; ancião, Josafá Almeida;  e o diretor da Escola de Boca da Mata, Jovino Santana, deram boas-vindas aos participantes, após uma belíssima apresentação cultural tradicional na comunidade.

De iniciativa da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Superintendência de Projetos para a Infância e Juventude, que definiu o tema do encontro:  “Perspectivas da Juventude do Campo, e o Futuro da Agricultura Familiar”, a fim de promover a compreensão deste contexto na perspectivas de novas oportunidades, sustentabilidades e crescimento.

A MST ENCONTRO

“Queremos trazer reflexão sobre o contexto do campo, economia, progresso e o papel do jovem como protagonista, inserido nesta realidade”, disse a secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, representando a prefeita Cláudia Oliveira.

A JOVENS VARIOS

Durante os três dias de evento, a programação contemplou vários eixos de atividades, palestras, oficinas, mesa redonda e espaço onde os jovens manifestaram suas opiniões acerca do que esperam e como vêm o cotidiano no campo. Todos os dias foram marcados com apresentações culturais, palestra magna, eixos temáticos e várias oficinas sobre educação, sexualidade, protagonismo, agricultura, legislação, sustentabilidade, entre outros.

A JOVENS PS

Os últimos dois dias foram de muito estudo e trabalhos para os jovens que querem fazer a diferença nas suas comunidades, valorizando a terra que têm e as oportunidades para o crescimento da agricultura familiar e sustentabilidade de seus negócios e meio ambiente.

Da Redação