A A TODOS NA ALDEIA RENASCER OK

Como parte da reunião da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), promovida em Teixeira de Freitas, pela  a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que têm como secretária a drª Fábya Reis, no último dia 13 (sexta-feira), uma comissão com representantes de diversas secretarias do Estado e representações de lideranças de comunidades tradicionais da bahia, visitaram a Aldeia indígena Renascer no município de (Alcobaça). As visitas de intercâmbio aconteceram também nas comunidades pesqueiras e quilombolas da região, como parte da programação do evento.

Na oportunidade a comissão ouviu da comunidade um breve histórico e as dificuldades enfrentadas pelos indígenas, onde a Cacique Tainá e liderança local, fez um relato sobre a luta da aldeia e de seu povo, destacando a ajuda de um membro ancião, já falecido, na conquista e posse do território da aldeia Renascer.

As lideranças da aldeia renascer em cerimônia de acolhimento. Foto:W&M

O dos primeiros pontos que foram debatidos foi a educação escolar na aldeia, que durante as explanações eram mostradas as dificuldades enfrentadas pelas três professoras, com a falta de cadeiras, carteiras, material didático, merenda escolar, além da energia e da infraestrutura da escola que funcional em um galpão aberto.
Mesmo com a precária estrutura a escola ensina a língua indígena e alfabetização para crianças e adultos até a quinta série e é mantida pelo governo do estado.
O cacique Ramon Tupinambá, representante da CESPCT, incumbiu-se de encaminhar e acompanhar junto a coordenação de educação indígena do estado, a demanda solicitada.

A Cacique Tainá, sempre ao lado de um das sua filha, fez relatos importantes sobre a luta do povo da aldeia Foto: W&M

A A EU NA ALDEIA TODOS 3ok

A falta de energia elétrica na aldeia foi várias vezes foi trazida à discussão. Na oportunidade foi solicitada a representante da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Vanessa Lima, que tem uma atuação positiva na comissão, que sinalizou positivamente para solução da demanda.

A A INFRA E CRIANÇAOK

O acolhimento das crianças da aldeia com os membros da Cespct. Foto: W&M

Na questão da saúde foi relatado que o atendimento básico ainda é muito precário, bem como com os demais procedimentos, entretanto a cacique disse ter recebido uma melhor atenção da atual gestão da Sesai, órgão responsável pela assistência a saúde dos índios,  com expectativas de melhoras para o setor.
A cacique lembrou ainda que encaminhou para o órgão, a solicitação para contratação de um profissional para o cargo de Agente Indígena de Saúde (AIS), que atuará na comunidade.

A comunidade reunida na frente da única escola da aldeia, com os representantes indígenas da Cespct

A liderança indígena destacou ainda a construção na aldeia de um mini posto de saúde, através do (Projeto Tairu), em fase de conclusão, para o atendimento da saúde dos membros da aldeia. A obra é iniciativa de uma entidade religiosa mineira.
O membro indígena da Cespct, Walney Magno, que também atua no Conselho Estadual de Saúde (CES), assumiu o papel de buscar junto aos órgãos competentes, soluções breves para o setor.

Representantes da Cespct na reunião com os indígenas da aldeia Renascer no extremo sul da Bahia. Foto: W&M

O Conselheiro Walney, lembrou ainda que a atual coordenadora de Saúde Indígena da bahia, Luzia Pataxó, compõe também o Conselho Estadual de Saúde, onde é sua colega conselheira suplente naquele colegiado.

Diferentes na etnia mas juntos pela causa. Foto: W&M

As questões referente a legalização do território, e as políticas socias governos, receberam varias criticas em função da falta de atuação dos órgãos governamentais, que consideraram como “aldeia esquecida”, pelos governantes nas três esferas.

Membros da comissão também relatam experiências de outros povos. Foto: W&M

Bem atentos aos relatos e apelos os membros da CESPCT, agradeceram a boa acolhida pela comunidade indígena renascer, onde manifestaram, mesmo diante das dificuldades do local, uma alegria por ter tido a oportunidade de puder conhecer uma aldeia indígena e sua realidade.

Uma caminhada na aldeia. Foto: W&M