SEC JUSTIÇA MESA 01

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, recebeu, na tarde desta segunda-feira (21), lideranças indígenas das aldeias pataxós Coroa Vermelha e Jaqueira, localizadas no município de Santa Cruz Cabrália. As lideranças trouxeram demandas importantes para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude e mulheres indígenas pataxós.

O cacique Juari Pataxó, que também é secretário municipal de Assuntos Indígenas de Cabrália, junto ao líder do Conselho da Juventude Pataxó da Bahia (CONJUPAB), Isaque Pataxó e do cacique Fred Ferreira, solicitou ao secretário apoio para a realização do II Acampamento da Juventude Pataxó, com data prevista para abril do ano que vem.

“O acampamento é importante a construção de políticas públicas afirmativas para a nossa juventude indígena. São eles que darão continuidade à nossa cultura, à nossa etnia, ao nosso modo dia vida e, para isso, precisam estar preparados e fortalecido”, esclareceu o cacique Juari.

 

O acampamento, que teve sua primeira edição em março deste ano, também abordará temáticas fundamentais e questões que dizem respeito à juventude, acesso a escola e assistência social, protagonismo nas aldeias, entre outros temas.

SEC E LIDERANÇAS SJDH 01

Na pauta de políticas para as mulheres, as lideranças Kandara e Kainara Pataxó solicitaram apoio da SJDHDS para a realização de um seminário que promoverá a voz das mulheres pataxós e os espaços para que estas também liderem ações de promoção e empoderamento da mulher.

 

“A gente já costuma se reunir para lutarmos pelos nossos direitos. É desconstruir a idéia de que só o homem pode liderar. Hoje em dia temos mulheres cacicas, mulheres ocupando lugares de liderança, e isso é muito importante”, afirmaram Kandara e Kainara.

 

O secretário Carlos Martins reafirmou o apoio às pautas indígenas da juventude e das mulheres. “São ações fundamentais para que cada vez mais a gente lute, resista e defensa os direitos dos povos indígenas da Bahia. Especialmente quando se trata de jovens e mulheres, dois públicos importantíssimos para a defesa e continuidade da cultura indígena”, afirmou o secretario.

SECRETARIO SJDH 01

As lideranças aproveitaram o momento e agradeceram a realização da Caravana da Justiça Social, realizada no município em agosto, e também pelo trabalho coletivo dos servidores da SJDHDS, com a doação de brinquedos para as crianças das aldeia pataxós, em celebração ao Dia das Crianças (12 de outubro).  Também estavam presentes na reunião Jerry Matalawê, coordenador de Políticas Indígenas da SJDHDS e os caciques Cleude e Piki.