SOS NA PRAIA

CANAVIEIRAS- O movimento organizado “SOS Mangue Mar Canes”, que vem atuando com a orientação e acompanhamento nos trabalhos de monitoramento e retirada das Manchas de óleo que atinge o litoral da área da Resex de Canavieiras, vem crescendo a cada dia.

Os avanços positivos da ação de voluntários do “SOS Mangue Mar Canes”, que acontecem nos 40 KM de praias, nove grandes rios e em 10 hectares de mangue da Resex, vem recebendo um número maior de pessoas, que aderem ao movimento, não só pela preocupação do grande desastre ambiental, mais também pelos danos já causados com a baixa venda dos produtos da pesca no mar e nos manguezais. Segundo informou o pescador artesanal Carlos Alberto dos Santos, a participação de todos no movimento, vem efetivamente amenizando os prejuízos que afetam a todos. “a responsabilidade com a retirada do óleo de forma adequada e consciente pelos voluntários, nos ocasionará menores prejuízos as pessoas e ao meio ambiente”, enfatizou Carlos.

Os especialistas e voluntários em reunião na Z20. Foto: Divulgação

A ação acontece por iniciativa da “Associação Mãe dos Extrativista de Canavieiras, Una e Belmonte” (AMEX), Colônia de Pescadores (Z20), Instituto Chico Mendes Mendes (ICMBio), Reserva Extrativista e Canavieiras (RESEX), Prefeitura Municipal, Corpo e Bombeiros e a Delegacia da Capitania dos Portos, ambas de Ilhéus, ONGs, além dos estudantes, pescadores, marisqueiras e a população, que voluntariamente realizam o recolhimento dos resíduos.

Brigadistas e voluntários fazendo a entrega dos resíduos coletados. Foto: Divulgação

Reunião de coordenação no ICMBio, com os voluntário da ação. Foto: Divulgação

A participação da comunidade nos encontros do “SOS Mague Mar Canes”. Foto: Divulgação

Manchas de óleo recolhidas por embarcações. Foto: Divulgação

Placas confeccionadas para sinalização nas ações. Foto: Divulgação

Da Redação