BALEIA MORTA 2

baleia encontrada morta nesta quinta-feira (14) em uma praia no município de Porto Seguro, não estava suja de petróleo. A Veterinária do Projeto Baleia Jubarte, Adriana Calosio informou a nossa reportagem e esclareceu o estado em que foi encontrado o animal.

Segundo Adriana, o animal é espécie cachalote, a baleia estava sendo monitorada pela equipe de resgate do instituto há três dias. O primeiro encalhe ocorreu nos recifes de Itacolomis, em Corumbau. Quando a maré voltou a subir, o animal foi levado para a aldeia de Barra Velha, em Porto Seguro.

“É um cachalote macho, com aproximadamente 18 metros. É mentira essa história que animal está contaminado com esse óleo derivado de petróleo. O animal está em processo de decomposição já, e as pessoas estão confundindo porque a pele dele é preta. Esse óleo que as pessoas estão vendo é da composição da gordura”, explicou.

Mas segundos algumas pessoas que estiveram no local, o animal estaria sujo de óleo.

Um exame interno, contudo, ainda será feito para verificar se há presença de óleo em algum órgão. A ação deve ocorrer na sexta-feira (15) com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro. “Vamos chegar a causa da morte do animal”, informou Calosio.

O Secretario Municipal de Assuntos Indígenas de Porto Seguro Cacique Zeca Pataxó, nos informou também que a prefeitura logo que tomaram conhecimento da morte da Baleia Jubarte, solicitou total apoio imediato operacional da secretaria municipal de serviços públicos para as providências necessárias.

Em nota através da Secretaria de Meio Ambiente o município esclarece o ocorrido. Leia abaixo a nota.

INFORME 0