Carlos Bastos da Confrem Brasil, participa do Grupo Áreas Protegidas na reunião na Marinha no Rio de Janeiro.

Algumas ações preventivas foram analisadas, e o Grupo “SOS MANGUE MAR” da Resex de Canavieiras, que possibilitou a atuação conjunta de pescadores, voluntários e órgãos públicos, foi destaque no encontro.

Aproximadamente cem pesquisadores, ambientalistas e representantes da sociedade civil, participaram de um encontro promovido pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação ( GAA ), que é composto por Marinha , Ibama e Agência Nacional do Petróleo ( ANP ), para debater o vazamento do óleo que atingiu 11 Estados no litoral do nordeste.

A reunião teve a incumbência de debater ações de curto, médio e longo prazo para enfrentar o derramamento, entre pesquisadores e o Grupo de Acompanhamento e Avaliação.

O encontro que aconteceu na Escola de Guerra Naval, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 8 de dezembro, pesquisadores, divididos em sete grupo de trabalho, debateram temas como o impacto socioeconômico do vazamento, a conservação de mangues e corais, o sensoriamento remoto, entre outros pontos.

O pescador artesanal Carlos Bastos, que é da Amex de Canavieiras, e representou a Confrem Brasil e o grupo “S.O.S MangueMar”, que atua na retirada e no monitoramento do óleo na região sul da Bahia.

 

Para Carlos Bastos, que foi convidado para participar do Grupo Áreas Protegidas, é de grande importância as ações de monitoramento, pesquisas, reparação e prevenção para que episódios similares não mais ocorram, e que planos de emergência sejam elaborados para ações imediatas quando necessário. “Por falta de informações ainda vivemos na expectativa, porque ainda não sabemos se pode chegar mais óleo”, enfatizou Carlos.

CARLINHOS RJ 2

A Bahia também viu o óleo chegar a pontos turísticos, como o Arquipélago de Abrolhos, Morro de São Paulo, nas cidades de: Maraú, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Belmonte e outras mais do litoral baiano. O governo estadual da Bahia desembolsou cerca de R$ 736 mil nas operações contra as manchas de óleo, inclusive na aquisição de camisas de proteção ultravioleta e no uso de lanchas para vistorias.

Da Redação