Povos Indígenas da Bahia realizam a Assembleia Geral do MUPOIBA em Salvador

Aconteceu entre os dias 17 e 18, em Salvador, a Assembleia Geral dos Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) que reuniu centenas de representantes e lideranças indígenas de todas as regiões da estado. O tema principal do encontro deste ano foi a demarcação de terras indígenas, além da questão da educação e saúde indígenas.Indígenas e convidados cumpriram a pauta do evento que contou também com as presenças de representantes do governo, entidades parceiras e políticos do estado, prestigiando o encontro. Entre eles o secretário Carlos Martins, da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Yulo Oiticica, Superintendente de políticas Territorias da SDR, Bira Coroa, Superintendente da Assembleia de deputados da Bahia, o deputado Marcelino Galo, e o vereador Cacique Flávio Kaimbé do município de Euclides da Cunha.

MARCELINO 2

As entidades e organizações também presentes ao encontro foram, a Ação Tupinambá, CIMI, Associação Social Severina, Instituto dos Povos Indígenas da Bahia, além do Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis da Bahia.

O secretário executivo do MUPOIBA, Cacique Juvenal Payaya, destacou o avanço coletivo do movimento e a necessidade do encontro entre os diversos povos indígenas na luta para garantir os direitos e alinhar a caminhada para 2020.

“De mãos dadas e sempre com o propósito firme de avançarmos na luta de forma coletiva, na certeza de muitas conquistas, realizaremos o sonho de nosso povo” frisou Payaya.

Do lado direito da foto está Vinícius Valadares que é servidor publico, e que durante o encontro foi homenageado pelo movimento com o título “Amigo do Mupoiba”.

Para o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, “é fundamental a articulação, união e determinação dos povos indígenas para enfrentar os ataques aos direitos conquistados ao longo de décadas de lutas”. O gestor esteve no local acompanhado do coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê.

O deputado Estadual Marcelino Galo e o secretario Carlos Martins da SJDHDS, prestigiaram a assembléia do Mupoiba.

O MUPOIBA representa 145 comunidades indígenas de 23 etnias: Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hãhãhãe, Kiriri, Tuxá, Tumbalalá, Atikum, Pakararé, Kaimbé, Pankarú, Pakararú, Xukuru-Kariri, Kariri-Xóco-Fulni-ô, Kapinawá, Potiguara, Tapuia, Kambiwá, Funi-ô, Xacriabá, Payaya, Kantaruré, Truká e Tuxi.

Ascom/Mupoiba