AA
Embora a defesa da Amazônia e das suas formas tradicionais de vida receba apoio do papa Francisco, de Hollywood e das ONGs, dentro do Brasil, o tema tem um espaço limitado para a discussão política e enfrenta uma ofensiva do presidente Jair Bolsonaro que divide opiniões.

A necessidade de ser ouvido dentro do próprio território foi um dos temas em discussão durante um encontro que reuniu cerca de 300 lideranças indígenas da última terça-feira (14) a esta sexta-feira (17) na aldeia Piaraçu, nas margens do rio Xingu, situado no estado do Mato Grosso. A reunião foi convocada pelo cacique kayapó Raoni.

“Estão nos atacando e estamos perdendo os nossos direitos. É necessário que a sociedade compreenda o papel dos povos indígenas para a preservação do planeta”, disse Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), à AFP.

A estratégia de Guajajara, que foi a primeira indígena a disputar uma eleição – como vice-presidente pelo PSOL, em 2018 -, é de articular candidaturas de mulheres indígenas, “porque são esses espaços da política institucional que você tem voz e poder de pautar e aprovar”.

O objetivo é complexo, em um país onde os indígenas representam menos de 0,5% da população – cerca de 900 mil habitantes – e são praticamente invisíveis em Brasília.

No último ano, pela primeira vez uma mulher indígena, Joenia Wapichana, foi eleita deputada federal. A última vez que um representante dos povos originários havia ocupado um assento no Congresso foi em 1987.

Guajajara, vestida com um enorme cocar de penas verdes e azuis e com o rosto pintado com linhas pretas, anunciou que em maio será lançada uma caravana de mulheres indígenas para promover as eleições municipais em outubro.

Continua depois da publicidade

Apesar de todos os impasses internos, a questão indígena ganhou visibilidade por causa dos múltiplos incêndios na Amazônia e aos projetos do presidente Bolsonaro de abertura das terras indígenas à mineração e às atividades agropecuárias.

Segundo uma pesquisa da Datafolha, divulgada em agosto do último ano, 51% dos brasileiros reprova o comportamento de Bolsonaro diante dos anúncios sobre o desmatamento e os incêndios.

– Indígenas bolsonaristas –

Em 2018, Bolsonaro declarou que não demarcaria “um centímetro a mais” de terras indígenas, que atualmente correspondem a 12% do território nacional, por considerar que ao fazer isso facilitaria os interesses estrangeiros de se apoderar dos recursos da Amazônia. Na época também, o presidente comparou os índios que vivem nas reservas a animais em zoológicos.

Essas opiniões são repudiadas por Raoni.

“Os indígenas aqui não aceitam a contaminação do ar e dos rios, nem querem os mineradores e madeireiros em suas terras”, disse o cacique de aproximadamente 89 anos à AFP.

Porém, Bolsonaro começa a encontrar apoio entre os indígenas. No Brasil, há cerca de 300 etnias com quase a mesma quantidade de línguas.

Entre os apoiadores, está a jovem youtuber Ysani Kalapalo, que tem mais de 300 mil inscritos em seu canal de vídeos, no qual critica ONGs, os governos de esquerda e o próprio Raoni.

Em setembro do último ano, Kalapalo acompanhou Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, diante da qual o presidente brasileiro leu uma carta de um grupo de agricultores indígenas do Brasil, que denunciavam “o ambientalismo radical e o indigenismo ultrapassado”.

Na mesma época, membros do povo Munduruku bloquearam por cinco dias a BR-163, estrada-chave no estado do Pará, para exigir a liberação de ouro em suas terras, sob o argumento de que isto será uma importante fonte de renda para a comunidade.

“Alguns parentes estão apoiando as ideias de Bolsonaro, outros estão contra o governo. Realmente há uma divisão”, admite Raoni, que foi mencionado como possível candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2019.

A reunião de líderes indígenas deve anunciar nesta sexta-feira uma aliança com outras comunidades da floresta.

“A causa ilegal não pode vencer, então estamos nos juntando para nos defender do governo (…) Estou muito preocupado com o meu povo e por isso devo ir lá fora buscar apoio para nos defender”, ressaltou o cacique.

Na aldeia Piaruçu, a liderança de Raoni aparenta ser indiscutível.

Durante as discussões, o cacique – que ostenta o rosto e corpo pintados e um enorme alargador no seu lábio inferior – permanece sentado junto a outros líderes mais velhos em um local repleto de homens.

Raoni carrega sempre consigo um enorme cajado de madeira. E quando fala ou dança, todos o observam em silêncio ou extremamente atentos.

*Estado de Minas