Lideranças indígenas em encontro na capital do estado discutindo a educação indígena. Fotos: Rede Socias.

Entre os dias 10 e 11 de fevereiro estarão reunidos em Salvador, uma comissão do Fórum de Educação Indígena da Bahia – FORUMEIBA, para discutir e alinhar a articulação de ações de 2020 para a educação indígena da Bahia. Presentes ao evento além dos membros da comissão, caciques, professores, lideranças indígenas de diversas etnias do estado, e representantes da secretaria estadual de educação, e de coordenações de educação escolar indígenas dos municípios.

Um dos pontos de pauta do encontro são as deliberações para a realização da reunião ampliada que é a Assembleia do FORUMEIBA, que estar prevista para acontecer no mês de abril. Como parte da agenda aconteceu um  importante encontro com representantes da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, no sentido de avançar com algumas proposta já encaminhadas a aquela universidade.

A participação de lideranças indígenas na construção da política de educação indígena do estado.

O Secretário de Assuntos Indígenas do município de Santa Cruz Cabrália, Juari Pataxó, destacou a importância do encontro e a participação dos representantes das coordenações de educação dos municípios, e o apoio recebido pelo gestor municipal de sua cidade “o apoio da gestão para o fortalecimento da luta de nosso povo, só consolida os avanços de nosso povo”, afirmou Juari.

O encontro com representantes da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, discutindo o futuro da educação indígena e a consolidação da ações.

O encontro é promovido pela coordenação executiva do Forumeiba, e acontece no Instituto de Educação Anísio Teixeira, IAT, naquela capital.

Da Redação