NANI

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) compareceu, nesta quarta-feira (19), na prévia da 1ª Mostra de Interação do Artesanato Indígena: Bahia & Xingu, Saudação ao Cacique Caiapó Raoni Metuktire, no Palacete das Artes, em Salvador.

 

Na oportunidade, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, participou da coletiva de imprensa do evento e das ações do carnaval do cantor baiano e presidente do Instituto Intercultural do Brasil ABD-Eremim, Edu Casanova, que contará com a presença do Cacique Raoni em seu trio elétrico nos circuitos da festa.

O objetivo da mostra é promover a valorização e a interação de artesãos de etnias existentes na Bahia com outros povos indígenas, além de ampliar a divulgação dos trabalhos artesanais produzidos por comunidades situadas no estado, como os Kiriris, Hãhãhães, Pataxós e Tupinambá.

Cacique Caiapó Raoni Metuktire, prestigiado pelos secretários do estado, Carlos Martins da SJCDH e Davidson Magalhães da SETRE.

“Saudar Raoni com uma mostra e na maior festa popular do planeta é reafirmar o nosso compromisso com a luta, a defesa e resistência dos povos indígenas do Brasil. É dizer que o Estado da Bahia está comprometido com os direitos de um povo milenar, com os direitos à demarcação de terras e permanência de uma cultura fundamental que cuida e zela pela natureza”, afirmou o secretário Martins.

 

O líder indígena brasileiro, de etnia caiapó, conhecido internacionalmente por lutar pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, foi indicado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2020 por um grupo de ambientalistas e antropólogos, devido à sua dedicação pela defesa vitalícia da floresta amazônica. “Eu estou muito feliz em estar aqui no Carnaval de Salvador. Na Bahia, há muitas etnias indígenas que são aguerridas pela nossa luta, pela nossa existência, pela nossa história”, declarou Raoni.

O Cacique Raoni Metuktire em uma breve saudação do secretário Carlos Martins da secretaria de Justiça.

A Mostra é uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Instituto Intercultural do Brasil ABD-Eremim. Também marcaram presenças no evento o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho, o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê, o presidente do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Kãhu Pataxó, e os caciques Sival Magalhães, Valdelice do Amaral e da liderança Cláudio Magalhães Tupinambá.

 

Raoni no Carnaval – Em seus 30 anos de carreira, Edu Casanova sempre defendeu causas relacionadas aos direitos humanos, meio ambiente e aos povos indígenas. Em 2020, seu tema no carnaval baiano será: “Em defesa do Meio Ambiente”, “Em defesa da Amazônia e dos Povos Indígenas” e “Em Defesa da Paz e de todas as etnias e raças”.

A Cacique Valdelice do Amaral e o Cacique Sival Magalhães, ambos Tupinambá de Olivença, acompanharam a mostra ao lado do coordenador do Mupoiba.

 

Esta é a segunda vez que Edu recebe Raoni no trio elétrico no carnaval baiano. “É um momento mais que preciso termos Raoni aqui, numa festa que reúne o mundo inteiro, para reafirmarmos que os povos indígenas não estão sozinhos”, afirmou Casanova.