Poder público e comunidade, juntos no combate ao Covid-19

A prefeitura de municipal de Ilhéus por meio de sua secretaria de saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Dsei-BA), e os Caciques e lideranças indígenas Tupinambá de Olivença, firmaram uma força-tarefa para combater a pandemia da Covid-19, nas comunidades indígena dos Tupinambá e seu entorno. Dando continuidade aos trabalhos dos profissionais do Dsei local.

A iniciativa surgiu a partir de diálogos nas reuniões da Comissão estadual de Saúde Indígena da Sesab, com representantes do conselho estadual de saúde, secretaria especial de saúde indígena (Dsei-BA), e a secretaria municipal de saúde de ilhéus, que conta com a mediação do conselheiro Cláudio Magalhães, indígena, que é do conselheiro municipal de saúde.

Realizações de testes nas aldeias pela secretaria municipal de saúde em parceria com a Sesai

Ações ao combate a pandemia nas aldeias realizam testagens, distribuição de EPIs, desinfecção, distribuição dos produtos de higienização, e a distribuição de cestas básica. Segundo o secretario de saúde de Ilhéus Geraldo Magela, a iniciativa ao combate do coronavírus nas aldeias, levará a reduzir os casos de infectados pelo coronavírus “a participação de lideranças locais na prevenção ao vírus, é fator relevante no efetivo combate a pandemia”, ressaltou o secretário.

A liderança indígena Nicinha de Acuipe de Cima, o conselheiro Cláudio Magalhães, e o cacique Sival Magalhães, em reunião com o secretário de saúde Geraldo Magela.

O avanço no diálogo entre órgãos publico, controle social,  e as lideranças indígenas Tupinambá, vêm demonstrando a grande importância da participação de membros das comunidades, como ferramenta primordial e decisiva para combater e previnir do novo coronavírus nas aldeias. Foi o que  destacou o conselheiro municipal de Saúde, Cláudio Magalhães.  “O poder público municipal, quando  acatou a sugestão de retirar a implantação do Centro de Acolhimento dos infectados pelo Coronavírus das proximidades das aldeias, Lembre Aqui, demonstrou sensibilidade e respeito pelo nosso povo.” lembrou Cláudio.

Veja abaixo alguns registros fotográficos nas comunidades, frutos da parceria:

Ações efetivas nas aldeias fazem distribuições de máscaras……….

Nicinha e o Aisan Edcarlos nas Desinfecções ……………………

Distribuindo produtos de higiene aos moradores……………..

Doados pela Sesau…………………..

 

Barreira sanitária na aldeia promovida pelo cacique Sussuarana……………

0001

e a desinfecções das casas.