Uma celebração dos Tupinambá de Olivença na aldeia

Veja aqui com exclusividade a lista completa e algumas informações de quem são os 15 (quinze) vereadores indígenas eleitos na Bahia, entre os mais de 130 indígenas candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores que registraram para concorrer a uma vaga, conforme anunciado aqui. Destacando entre eles, está Claudio Magalhães da etnia Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, que será o primeiro indígena a assumir uma vaga na câmara municipal daquela cidade.

Eleito pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB, com 805 votos para uma cadeira no legislativo, Cláudio Magalhães, é professor Municipal, Técnico do Judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia, e ativista social, atua no controle social nos setores de educação, Saúde e meio ambiente, Conselheiro Estadual de meio ambiente, Saúde, e da Comissão Estadual de Políticas Para Povos Comunidades Tradicionais da Sepromi.Na luta em defesa dos povos indígenas no estado, foi Coordenador Geral do Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia –Mupoiba, sucedendo o Coordenador de honra do Mupoiba, o Cacique Babau, onde também prestou relevantes serviços.

No município também o novo parlamentar é Conselheiro Municipal de Saúde (licenciado), e foi uns dos responsáveis pela construção do Fórum de Igualdade Social, do Conselho Desenvolvimento Sustentável de Agricultura e Pesca da cidade, e têm se dedicado a Associação Ambientalista Tupinambá, e na luta contra o Marco Temporal.

 

Durante as comemorações dos resultados em Olivença, Cláudio agradeceu aos eleitores das comunidades de Olivença, as manifestações de apoio dos deputados Fabrício Falcão, da deputa Alice Portugal, além da Secretária Estadual  de Políticas Para Mulheres da Bahia, e dedicou sua a vitória ao seu pai Élvio Magalhães, já falecido, que tinha muito serviço prestado pelas comunidades,  e o sonho de ser vereador pelo distrito de Olivença.

VEREADORES INDÍGENAS ELEITOS NO ESTADO

Com informações da Secretaria de Comunicação do Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia – MUPOIBA, foram qunze (15) vereadores eleitos no estado, e alguns reeleitos para o exercício 2020/2024. Lembrando anda que houveram registros de indígenas que também postularam outros cargos, como exemplo: Sheilla Payayá (PT), candidata a prefeita da pela cidade de Morro do Chapéu, Marilene Farias Pataxó Hahahãe, candidata a vice-prefeita(PTC), pelo município de Pau Brasil, e o Cacique Alfredo,candidato a vice-prefeito pelo (DC) da cidade de Porto Seguro.

Confira abaixo quem foram os indígenas eleitos na Bahia:

Antonio Cláudio Carilo de Magalhães

Cláudio Magalhães, vereador eleito em Ilhéus-BA, pelo (PC do B), com 805 votos, é natural de Ilhéus, e nasceu em 15/06/1966.

Beneildo Matos de Jesus.

Guiu Pataxó, vereador eleito em Santa Cruz Cabrália-BA pelo PSDB, com 486, é natural de Porto Seguro – BA. Beneildo nasceu em 08/05/1974.

Edimar dos Santos Marinheiro.

Edimar Marinheiro, vereador eleito em Abaré-BA pelo DEM, com 508 votos, é natural de Abaré – BA, e nasceu em 03/04/1984.

Flávio de Jesus Dias

Cacique Flávio, vereador reeleito em Euclides da Cunha-BA pelo PT, com 970 votos. e natural de Euclides da Cunha – BA, Cacique Flávio nasceu em 07/03/1978.

Indiara Ferreira dos Passos.

Indiara, vereadora reeleito em Santa Cruz Cabrália-BA pelo (PROS), com 315 votos, é  Natural de Santa Cruz Cabrália – BA, e nasceu em 11/05/1979.

 

Ivani Maria da Silva

Ivany de Niaka vereadora eleita por de Rodelas-BA, pelo (PSDB), com 407 votos, é natural de Rodelas-BA, e nasceu em 28/11/1978

 

Josaphat Silva Lemos.

Indio Josafá, vereador reeleito em Mutuípe/BA, pelo PDT, com 273 votos, é natural de Santa Inês-BA, e nasceu em 28/03/1963.

 

Jonatan da Conceição Bahia.

Jhon Gás, vereador eleito em Pau Brasil-BA pelo REDE, com 208 votos, é natural de Pau Brasil – BA, e nasceu em 13/10/1981.

Josimar Augusto Dos Santos

Tiquinha Monteiro Tuxi, vereador eleito em Abaré-BA, com  758 votos, pelo (PP), natral de Abaré-BA, nascido em (04/05/1981)

 

Sebastião Alcides dos Santos

Zé Sulina, vereador eleito por Abaré-BA, com 496 votos pelo (PP), natural de Abaré-BA, em10/05/1964

José Conceição de Jesus.

Zeca Cacique, vereador eleito em Prado-BA, pelo PC do B, com 338 votos, é natural de Prado– BA, e nasceu em 25/03/1976.

 

Pedro Gomes Marinheiro Junior

Pedrinho Marinheiro, vereador eleito por Abaré-BA, pelo (PP), com 845 votos, natural de Cabrobó-PE, nasceu em 21/05/1986.

Rita Soraia Pereira Alves

Soraia, vereadora eleita em Santa Cruz Cabrália-BA pelo (PSD), com 452 votos,  Natural de Porto Seguro – BA, em 15/07/1969.

Selma Conceição Gomes Santos.

 Selma Tuxá, vereadora eleita em Rodelas-BA pelo (PC do B), com 389 votos, natural de Rodelas – BA, Selma nasceu em 21/04/1969.

Vagner Martins dos Santos

Vaguinho do Esporte, vereador eleito em Itabela-BA pelo (PROS), com 426 votos, é  natural de Eunápolis – BA, e nasceu em 28/08/1983.

 

Secom/Mupoiba