{BE31DB41-C1B8-D416-DDED-BCD6ABE6B21A}

Em razão do quantitativo limitado de doses da vacina contra a Covid-19, o Ministério da Saúde (MS) estruturou o Plano Nacional de Imunizações (PNI), que estabelece diretrizes para aplicação da vacina nesta primeira etapa da campanha. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que a estratégia adotada para imunização em Ilhéus segue as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e os informes e notas técnicas ministeriais, segundo ofício circular nº 33/2021, emitido pelo órgão federal na última segunda-feira (8).

Os grupos prioritários definidos pelo MS são compostos por trabalhadores da saúde (priorizando equipes de vacinação e profissionais de unidades envolvidas diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19); pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, que moram em Residências Inclusivas (institucionalizadas), e população indígena. Portanto, destaca o ofício, a prioridade inicial é vacinar este público específico.

De acordo com o documento, a disponibilidade de vacinas ainda não possui cronograma regular, mas o objetivo é imunizar inicialmente os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus. Desta forma, a Sesau pede à população que mantenha a calma, pois as atualizações e orientações necessárias em relação à vacinação serão divulgadas em momento oportuno.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses são enviadas de forma proporcional para os estados, a fim de cobrir toda a população alvo definida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Ascom