WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



março 2021
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


BA: Deputado Fabrício Falcão condena associação do nome Tupinambá a operação policial

IMG-20210316-WA0058

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) engrossou as críticas à decisão da Polícia Civil da Bahia de dar o nome Tupinambá a uma operação policial. A ação foi deflagrada nessa terça-feira, 16, com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), alvos são procurados em cidades baianas de Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho e Teixeira de Freitas, além do Rio de Janeiro.

Segundo o parlamentar, “foi com perplexidade que me deparei com o nome dado pela Polícia Civil à operação”. Fabrício questionou e criticou a decisão: “Por que escolher o nome Tupinambá, denominação de indígenas que já povoaram uma grande extensão do litoral brasileiro, para uma ação policial? Na Bahia, temos a comunidade Tupinambá em Olivença, no município de Ilhéus, que vem resistindo bravamente na luta pela preservação de sua história e costumes. Fazer essa associação com uma operação contra bandidos reforça os estereótipos e a criminalização a que indígenas de todo o país são submetidos”.

O Líder da Bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa elogiou o *Deputado Fabrício Falcão condena associação do nome Tupinambá a operação policial*

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) engrossou as críticas à decisão da Polícia Civil da Bahia de dar o nome Tupinambá a uma operação policial. A ação foi deflagrada nessa terça-feira, 16, com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas, roubos e corrupção de menores. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), alvos são procurados em cidades baianas de Madre de Deus, Candeias, São Francisco do Conde, Simões Filho e Teixeira de Freitas, além do Rio de Janeiro.

Segundo o parlamentar, “foi com perplexidade que me deparei com o nome dado pela Polícia Civil à operação”. Fabrício questionou e criticou a decisão: “Por que escolher o nome Tupinambá, denominação de indígenas que já povoaram uma grande extensão do litoral brasileiro, para uma ação policial?

Na Bahia, temos a comunidade Tupinambá em Olivença, no município de Ilhéus, que vem resistindo bravamente na luta pela preservação de sua história e costumes. Fazer essa associação com uma operação contra bandidos reforça os estereótipos e a criminalização a que indígenas de todo o país são submetidos”.

O Líder da Bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa elogiou o trabalho da Polícia Civil no enfretamento ao crime organizado, mas lamentou a associação da operação a uma comunidade indígena. “Reconheço o trabalho sério e comprometido da Polícia Civil e estou ciente da participação de várias equipes de segurança, e até mesmo da Polícia Militar, nessa ação que busca combater organizações criminosas. Mas, como deputado estadual e cidadão, cobramos explicações da Polícia Civil baiana sobre a decisão de usar o nome da comunidade indígena e exigimos que esse tipo de vinculação, aparentemente aleatória, mas com desdobramentos extremamente negativos, não aconteça mais”, detalhou Fabrício. da Polícia Civil no enfretamento ao crime organizado, mas lamentou a associação da operação a uma comunidade indígena.

“Reconheço o trabalho sério e comprometido da Polícia Civil e estou ciente da participação de várias equipes de segurança, e até mesmo da Polícia Militar, nessa ação que busca combater organizações criminosas. Mas, como deputado estadual e cidadão, cobramos explicações da Polícia Civil baiana sobre a decisão de usar o nome da comunidade indígena e exigimos que esse tipo de vinculação, aparentemente aleatória, mas com desdobramentos extremamente negativos, não aconteça mais”, detalhou Fabrício.

2 respostas para “BA: Deputado Fabrício Falcão condena associação do nome Tupinambá a operação policial”

  • Parabéns pela percepção do Deputado Fabrício Falcão, em protestar contra o nome de tal operação. Aparentemente foi uma denominação aleatória, mas, se não for suspensa imediatamente, haverá maiores consequências negativas aos nosso povo “Índio”, tão massacrado, discriminado e injustiçados principalmente por autoridades que deveriam protegê-los.
    Impossível esquecer á homenagens aos “500 anos do Descobrimento do Brasil”, os nossos originais donos, dessa terra chamada Brasil, foram rechaçados, reprimido a presença deles pela polícia, com cassetetes, bombas de gás e prisões, sendo presidente da república à época, Fernando Henrique Cardoso e governador do Estado da Bahia, César Borges.

  • Parabéns pela percepção do Deputado Fabrício Falcão, em protestar contra o nome indígena de tal operação policial. Aparentemente foi uma denominação aleatória, mas, se não for suspensa imediatamente, haverá maiores consequências negativas ao nosso povo “Índio”, tão massacrado, discriminado e injustiçados principalmente por autoridades que tem a função constitucional protegê-lo.

    Impossível esquecer o ocorrido nas homenagens aos “500 anos do Descobrimento do Brasil”, quando, mais de 3 mil índios que se deslocaram de várias aldeias do País, para participarem da Iª Conferencia Indígena, chegando na área indígena de Coroa Vermelha, a 20 quilômetros de Porto Seguro, os nossos originais donos, dessa terra chamada Brasil, foram rechaçados, reprimidos a presença deles pela polícia com cassetetes, bombas de gases, granadas de efeito moral pisoteio e prisões, sendo presidente da república à época, o Sr. Fernando Henrique Cardoso e governador do Estado da Bahia, o Sr. César Borges.

    Sugiro ainda, nobre Deputado, que Vª Excia., diante da sua solicitação de cobrança de explicações, elabore um projeto de Lei que proíba que “nomes de tribos indígenas” sejam dadas à operações policiais no futuro, a fim de evitar a repetição de ocorrências dessa natureza.

    Saudações Eco-Pacifistas,
    Prof. Isaías Américo Vasconcelos.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia