Falas da Terra estreia no dia 19 de abril na TV Globo (Foto: Divulgação/Globo)

Falas da Terra estreia no dia 19 de abril na TV Globo (Foto: Divulgação/Globo)

Indígenas levantam debate no programa “Falas da Terra”, que resgata a importância da conscientização sobre a cultura indígena nas escolas, entre outros assuntos. Produção vai ao ar no 19 de abril, na TV Globo

Eles são os nativos da nossa terra. Antes de os europeus chegarem por aqui, eram eles que habitavam as matas do nosso país. Hoje, os índios, conhecidos como os primeiros brasileiros, lutam pela presevação de seu espaço, tanto física, como culturalmente. E não basta celebrar o Dia do Índio, em 19 de abril, para mostrar que dá importância ao assunto. Todos os dias importam nessa batalha – cada vez mais árdua. É preciso saber a nossa história e ensiná-la às crianças, desde cedo, para que entendam como, de fato, o Brasil nasceu. Só assim o legado segue e a história corre menos risco de ser apagada ou esquecida. A importância da conscientização sobre os povos indígenas é um dos assuntos do especial Falas da terra, que será exibido neste dia 19, na TV Globo.

Hoje, são mais de 300 povos espalhados pelo Brasil, falando aproximadamente 200 línguas diferentes. A proposta do programa é abordar diversas temáticas da luta indígena como preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos, proteção do meio ambiente e da vida, respeito à diversidade, etc. Para Daniel Munduruku, escritor e vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio de Literatura pela Unesco, há anos luta pela divulgação da cultura indígena, a conscientização deve acontecer principalmente por meio da educação.

A escola é aparato oficial na formação de mentalidades e, por isso, Daniel acredita que a solução é uma reformulação do conteúdo ensinado nas escolas brasileiras. “Se no material didático aparecem informações equivocadas, acabam virando verdade. A instituição não muda com facilidade. Por isso, é importante que a mudança comece por aqueles que movimentam a estrutura, que são os professores. Conscientizar os educadores é fundamental para que a transformação aconteça. Eu acredito que a educação é pedra fundamental na revolução necessária para que o Brasil passe a ser um país de todos e para todos igualmente”, afirma Daniel, entrevistado do Falas da terra, que também é mestre e doutor em Educação.

Fonte: Revista Crescer