O deputado Afonso Florence ouvindo atentamente ao cacique Babau, que acabou de sofrer uma tentativa de reintegração das terras indígenas. Foto: Divulgação.

“Dia da Diversidade dos Povos Indígenas. Nosso mandato reafirma o nosso compromisso com a luta pela demarcação das terras indígenas e pela descriminalização das lideranças. Juntos, contra o genocídio indígena.” Afonso Florence

O dia nacional do Índio, celebrado neste 19 de abril, é considerando pelo deputado Afonso Florence (PT/BA) um marco na luta pelos direitos dos povos indígenas na Bahia e no Brasil. O parlamentar ressaltou seu apoio às causas indígenas, parabenizando lideranças e parlamentares da luta. A homenagem foi durante sessão deliberativa, realizada nesta segunda-feira (19), no Congresso Nacional.

“Eu queria, neste dia, dia de celebração da luta dos povos indígenas, dos povos originários, contra todas as formas de genocídio, de tirania e de retirada de direitos, saudar a deputada Joenia Wapichana, saudar todas as lideranças indígenas. Quero citar a luta do povo tupinambá da Serra do Padeiro e o Cacique Babau, agora, mais uma vez, sob ataque do Estado brasileiro contra as regras estipuladas pela legislação sobre o direito à demarcação de suas terras.
 Vale lembrar, deputadas e deputados, que foi o Ministro Moro que fez voltar o processo à FUNAI, depois de estar pronto todo o processo de demarcação da terra tupinambá de Olivença. Gostaria de dizer que a luta dos povos indígenas nos representa. Contem conosco. Vamos à luta até a vitória”, declarou Florence.
Nas redes sociais, Florence declarou: Dia da Diversidade dos Povos Indígenas. Nosso mandato reafirma o nosso compromisso com a luta pela demarcação das terras indígenas e pela descriminalização das lideranças. Juntos, contra o genocídio indígena.