Imagem dos Tupinambá de Olivença do Sul da Bahia

Exposição “Olhar Indígena” – feita totalmente por indígenas brasileiros, integra o acervo do Mobile Photo Festival 2021 no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)

Em uma ação inédita o Projeto Social da mObgraphia, o Mobgrafia Inclusiva, ofereceu uma oficina especial de fotografia feita com celular para um grupo de indígenas de todo Brasil. A partir dessa oficina houve o lançamento de uma convocatória para dar a oportunidade aos indígenas brasileiros de mostrarem seu talento através da Fotografia com celular (Mobgrafia).

Os participantes terão suas fotos expostas no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), dentro do Mobile Photo Festival 2021. As inscrições foram prorrogas até o dia 30 de abril.

O nome da exposição é “Olhar Indígena”.

“Eles foram convidados a expressar através da fotografia com celular a “ESPERANÇA”, tema principal do Festival, e que pode ser percebida por eles em algum momento no dia a dia de suas comunidades. É a primeira vez que os próprios indígenas terão a oportunidade de retratar, através de mobgrafias, a sua realidade e mostrá-la para a sociedade. Daí o nome da exposição: “Olhar Indígena”. Assim, tiramos os olhares externos sobre o cotidiano deles, e mostramos um olhar pessoal sobre suas realidades”, explica Ricardo Rojas.

A jornalista indígena da TV Record News Rondônia, Luciene Kaxinawa, e o primeiro Embaixador Indígena da mObgraphia, o Líder da Comunidade Paiter Suruí, Almir Suruí, agregam valor à equipe que trabalha na exposição “Olhar Indígena”.

Mais informações:www.mobgraphia.com.br

Fonte: Camila Andrade/PorthiaPR