Foto: Divulgação

A TV Educa Bahia apresenta, nesta semana, uma programação diversificada, aliando educação, cultura e aprendizagem. Durante todos os dias, a TV aberta transmite videoaulas dos diferentes componentes curriculares e programas, em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, que prometem levar o telespectador a grandes aventuras no mundo do conhecimento. A programação também está disponível on-line.

Nesta semana, a série “Show da história” destaca a vida de Mário Juruna, o primeiro deputado federal indígena brasileiro. A liderança, que nasceu na aldeia xavante Namakura, no Mato Grosso, foi parlamentar de 1983 a 1987 e fala da luta dos povos indígenas pelo reconhecimento identitário e seus direitos constitucionais. O programa “Videoaulas” apresenta o episódio “Arte indígena”, com a produção artística de vários povos através da expressão nas crenças e no cultivo das tradições. A série “Viver Ciência” debate as mudanças climáticas nos territórios indígenas. O estudo avalia como aumento do calor e diminuição de chuvas interferem na disponibilidade de recursos naturais.

Para aprofundar os conhecimentos nos conteúdos da matriz curricular, o programa “Vamos aprender” mostra assuntos ligados à Geografia, História e Ciências. O “Videoaulas” apresenta dicas e dúvidas recorrentes sobre temas da Literatura, Arte e Língua Portuguesa. Já o “Telecurso” tem uma programação focada em Química, Física e Matemática. Outra opção é assistir às séries “Ciências para todos” , “Tá ligado”, “Português daqui, Português de lá”, “Tecendo o texto” e “O que tem lá?”.

Durante todas as semanas, a TV Educa Bahia traz aulas do Ensino Médio, de 8h às 10h30 (1° ano); das 10h30 às 13h (2° ano); e das 14h50 às 17h30 (3° ano). Para os estudantes do Ensino Fundamental são transmitidas aulas da faixa “Vamos aprender”. O 4° e o 5° ano têm programação das 13h às 13h30; o 6° e 7° ano, das 13h30 às 14h10; e o 8° e 9° ano, das 14h10 às 14h50. A programação pode ser conferida neste link.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado