O vereador Tanda do município de Una, compareceu para prestigiar o encontro a convite do cacique Reinildo dos Santos

Com o intuito de dar continuidade as ações desenvolvidas pelo Instituto dos Povos Indígenas da Bahia (Ação Bahia), para melhorar as condições de vida da comunidade indígena dos Tupinambá de Olivença do Sul da Bahia, reuniu-se na manhã deste sábado (6), na sede aldeia no Rio do Mamão, com representantes do Mupoiba, indígenas e dirigentes de associações indígenas locais.

Ao longo da reunião, que durou praticamente todo dia, foram tratadas sobre as iniciativas e ações já realizada,  e também em andamento naquela comunidade, bem como as demandadas reprimidas.

Representando do instituto Indígena Ação Bahia, o jornalista indígena Walney Magno, durante o encontro, abordou alguns temas que considera como de necessidade imediatas da comunidade nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, agricultura, organização das entidades e a participação das mesmas no controle social.

A guerreira Tupinambá ao lado do seu cacique Renildo dos Santos

Na oportunidade o cacique Reinildo dos Santos representante daquela aldeia, fez um balanço das medidas feitas coletivamente pela comunidade, e em parceria com alguns órgãos públicos e privados.

Dentre as realizações o cacique Reinildo destacou as obras da reforma da casa de farinha comunitária, e do construção do Núcleo Escolar Estadual Indígena, que vêm sendo feita através de doações de colaboradores externos e da comunidade local, não só com o material bem como a total mão de obra voluntária executadas por membros da comunidade, sem nenhum recurso da secretaria estadual de educação do estado.

Já a presidente da associação indígena local, Tiele Fonseca elogiou a condução e o apoio recebido pelo cacique Reinildo nas ações realizada pela aquela entidade, e agradeceu também o apoio do instituto Ação Bahia, e as demais entidade presentes, no suporte e articulações das ações.

Mutirão

Na oportunidade o coordenador regional do Mupoiba Som Pataxó, e o presidente da Associação Indígena da comunidade Olhos D’água, Flávio Varjão, anunciaram um Mutirão para obtenção da Declaração de Aptidão (DAP), que é o documento que habilita o agricultor indígena ao acesso as políticas de financiamento no setor agrícola.

O Mutirão das Daps, sobre a coordenação de Flávio Varjão, acontecerá no próximo dia (16), na secretaria de agricultura do município de Una, e têm o apoio do instituto Ação Bahia, secretaria Municipal de agricultura de Una e da Bahiater.