damurida

Composta pelo tucupi e pimenta, a Damurida é um dos pratos típicos da culinária indígena roraimense, que pode ser feita com peixe ou carne de caça. O evento é gratuito e inicia às 8h.

A comunidade da Malacacheta, localizada no município de Cantá, no Norte de Roraima, realiza neste sábado (13) o XIV Festejo da Damurida, um dos pratos típicos da culinária indígena roraimense. O evento é gratuito e inicia às 8h.

A damurida é um prato composto pelo tucupi e pimenta, que pode ser feito com peixe ou carne de caça. Além disso, há também quem acrescente chicória.

Segundo o tuxaua da comunidade, José Ailton, o evento é totalmente gratuito e o objetivo é resgatar a cultura indígena. “Vai ser uma coisa grande e bonita, e a gente convida o público em geral”, diz.

A festa contará com apresentações musicais, dança e competições desportivas indígenas como arco e flecha, trança darruana (uma bolsa de palha de buriti), corrida de bicicleta, escolha da Rainha da Damurida e dança parixara, uma das mais tradicionais manifestações artísticas dos povos indígenas, além de shows com bandas de forró.

Os participantes também vão poder beber caxiri (uma bebida indígena fermentada de teor alcoólico) e comer tapioca. Após as competições, deve ocorrer uma exposição onde o público poderá desfrutar de outros pratos típicos.

Serviço

XIV Festival da Damurida, na comunidade da Malacacheta.

  • QUANDO: sábado (13), a partir das 08h;
  • QUANTO: gratuito;
  • ONDE: comunidade da Malacacheta, no Cantá, Norte de Roraima, a 37 Km de Boa Vista.