A deputada Alice Portugal denunciou o ataque aos indígenas na Bahia

Na tribuna da Câmara dos Deputados, a parlamentar Alice Portugal (PCdoB), denunciou no último dia (26) de junho, uma pretensa retomada, que classificou como absurda e agressiva, contra os povos Indígenas Pataxós do extremo sul da Bahia, os indígenas da região que fica no entorno do Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal, na aldeia Cassiano, realizada por alguns fazendeiros e pecuaristas.

Em plenário a deputada disse que uma caravana de caminhonetes, com homens fortemente armados, e outros na “Tocaia”, levaram as famílias a saírem das terra, que tem uma portaria declaratória, exarada pelo Ministério da Justiça 2008/2009.

Deputada registra ainda, que essa invasão se deu sobre gritos “Vamos fazer como fizemos do Mato Grosso do Sul”, o massacre que foi realizado no município de Amambai, contra o povo Guarani kaiowá. Fato que foi noticiado internacionalmente.

A deputada Alice Portugal, ao final da denúncia, apelou ao presidente da câmara e aos demais deputados presentes, da necessidade de uma intervenção daquela casa “é preciso de uma vez por todas, dirimir esses conflitos, redimir a Funai reconstruir a Funai, a serviço dos povos indígenas. Acabar com essa política de passar o trator, de derrubar as matas, passando o trator. É necessário efetivamente garantir por lei, o que sobrou para quem era dono de toda terra”, finalizou a deputada Alice.

caravana

Homens fortemente armados invadiram a aldeia Cassiano

Já em suas redes sociais, a deputada Alice Portugal disse que “a perseguição contra os nossos povos indígenas não tem fim. Isso é reflexo das ações do governo Bolsonaro, que instalou uma política anti-indigenista no Brasil.Essa ação no sul da Bahia precisa ser investigada pelo poder público! Chega de violência contra os nossos povos originários, que têm o direito à terra previsto na Constituição”, destacou Alice.