VVVVVVVVVVVVVVVVV

Atividade faz parte do programa Diadema de Dandara e Piatã, que vai proporcionar ensino de história e cultura africana e indígena para estudantes do ensino fundamental

O Departamento de Formação e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Diadema realiza na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, no Clube Okinawa, o Seminário Indígena Resistir para Existir. A atividade, que vai contar com a participação de duas comunidades indígenas e com a presença de lideranças da Aldeia Guarani Guyrapaju, de São Bernardo, e Paranapuã, de São Vicente, é uma ação do programa Diadema de Dandara e Piatã, que vai proporcionar ensino de história e cultura africana e indígena para estudantes do ensino fundamental, em cumprimento às leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 tornaram obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do Brasil. A Prefeitura de Diadema tem convocado novos professores para a rede, a fim de se adequar à lei, e promovido formações específicas com os docentes. Promover a correta aplicação e execução das leis foi um compromisso assumido pelo prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior. O programa Diadema de Dandara e Piatã prevê uma hora aula por semana a todos os estudantes do ensino fundamental e as aulas começam em setembro.

 

Durante o seminário serão feitos relatos de práticas pedagógicas e comunitárias, a fala dos caciques das duas aldeias, além de um debate com integrantes das comunidades indígenas e da indigenista (pessoa que atua em prol das populações indígenas perante os órgãos políticos e públicos responsáveis pela integração, proteção e cultura desses povos) Iraíde Ribeiro.  “Vamos debater o marco temporal (tese jurídica que defende uma alteração na política de demarcação de terras indígenas no Brasil) e outras questões que afetam essa população”, explicou uma das coordenadoras do programa Dandara e Piatã, Vivian Viegas.

SERVIÇO

Seminário Indígena Existir para Resistir

30 de agosto, 8h30

Centro Cultural Okinawa

Avenida Sete de Setembro, 1670, Centro

Fonte: SITE ABC DO ABC