IMG-20230209-WA0021

Fotos: Divulgação.

Por Walney Magno

Teve início hoje (08/02), a 1ª Assembleia de Professores indígenas das Terras Indígenas dos Pataxó, que acontecendo na aldeia mãe Barra Velho, em Porto Seguro, na Bahia. O encontro é uma iniciativa das lideranças da educação escolar Indígena dos territórios Pataxó de Porto seguro.

IMG-20230209-WA0023

Com a pauta “a Luta pela valorização dos Professores Pataxó”, as atividades contarão com as participações de professores Indígenas, Universidades, Instituições parceiras e indigenistas,  onde discutirão vários várias demandas do setor. Entre os temas, estão as estratégias no avanço do processo da criação de uma organização, no seguimento da educação indígena,  que defenda os direitos, e uma educação escolar diferenciada, com autonomia escolar, bem como a valorização e equiparação salarial dos professores Indígenas, de acordo com os novos ajustes salariais da categoria, concedidos pelo governo do presidente Lula da Silva.

IMG-20230209-WA0024

Segundo os organizadores, as atividades visam também elevar e ampliar o nível dos debates, entre lideranças e órgãos do setor, no firme propósito de melhorar a educação indígena “durante estes três dias estaremos aqui, professores, lideranças, debatendo estratégias, conversando com as instituições, para chegarmos ao consenso da melhor forma de conduzir a luta, para que tenhamos indicadores, com resultados para o avanço de nossa categoria ” enfatizou uma liderança Pataxó.

As lideranças indígenas Ibuí Pataxó Kayones santos, e Gilmar(Tapuhy) Pataxó, mais uma comissão de professores de Porto Seguro, coordenam a assembleia.