O objetivo é definir estratégias e planos de ação para defesa dos direitos, das políticas e programas de educação e saúde indígenas em 2018

O III Encontro Estadual de Professores Indígenas e o II Encontro de Profissionais da Saúde Indígena do Amazonas encerram nesta quarta-feira (20), em Manaus, com a realização de uma audiência pública sobre Educação e Saúde Indígena no Estado. O evento acontece na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul. Os encontros são realizados pelo Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Foreeia) e tem como objetivo avaliar o cenário de desenvolvimento dos direitos e das políticas públicas de educação e de saúde voltados aos povos indígenas do Brasil e do Amazonas, além de discutir e definir estratégias e planos de ação para defesa dos direitos, das políticas, dos programas e projetos de educação e saúde indígenas ao longo de 2018.

Um dos coordenadores do Foreeia, Zenilton Moura, disse que é na audiência de hoje que as lideranças indígenas vão entregar as autoridades municipais, estaduais e federais, o resultado das discussões feitas nos últimos dias 18 e 19. “Neste documento estão as nossas reivindicações para a melhoria da educação e saúde indígena no nosso Estado. Estamos preocupados com o dia e hoje e com o futuro dos povos indígenas do Estado do Amazonas”, disse. A audiência conta com a participação de representantes de vários órgãos ligados à questão indígena. O debate é sobre as políticas voltadas aos povos indígenas, em especial no que diz respeito à saúde e educação diferenciada. Nos dias 18 e 19, as discussões ocorreram na Chácara Xare, localizada no quilômetro 22, da BR 174 (Manaus/Boa Vista).