O diretor da Sema, Maurício Galvão e o representante da prefeitura, Gabriel Bitencourt,  fizeram a  entrega do certificado em Ilhéus.

Nesta segunda-feira (7), um total de 573 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) foi entregue no município de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. A entrega foi realizada pelo diretor de Políticas para Biodiversidade e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Maurício Galvão, que representou o secretário João Carlos Oliveira.

Pela manhã, os certificados foram entregues a 400 pequenos produtores, no Teatro Municipal de Ilhéus. “Esse certificado chegou em boa hora, quem é que vai dizer que a terra não é minha? O governador Rui Costa tem olhado para o povo como ninguém nunca olhou”, destacou o agricultor José Andrade da Cruz.“A entrega do cadastro em Ilhéus é fundamental para que os agricultores tenham a possibilidade de acesso ao crédito. Depois da crise, a região Cacaueira a participação dos agricultores familiares diminuiu muito. Hoje nós temos cerca de 5% da agricultura que contribui para formação do PIB do município e ter a liberação de crédito para eles é uma possibilidade de impulsionar a economia, além de fortalecer atividades rurais”, explicou o diretor da Sema, Maurício Galvão.

 

Já pela tarde, foram beneficiados 173 agricultores familiares do distrito de Inema, que fica distante 80 quilômetros do centro de Ilhéus. “Com os certificados, conseguimos reorganizar os pequenos produtores, que passam a ter direito a vários benefícios do Estado, que sem o documento não conseguiriam”, ressalta Gabriel Bittencourt, que representou a Prefeitura de Ilhéus no ato.

Fonte: Ascom/Sema