WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


Articulação dos Povos Indígenas do Brasil apresenta Nota Pública “Eleições 2018: Em defesa da democracia e dos nossos direitos”

a-sapulha

A Nota Pública reforça também a necessidade de atenção dos organismos e mecanismos nacionais e internacionais de direitos humanos frente ao cenário do Brasil.

Por Ascom APIB

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) apresentou, na última sexta-feira (19), nota pública “Eleições 2018: Em defesa da democracia e dos nossos direitos” para reforçar o alerta em proteção à vida e aos direitos assegurados pela Constituição Federal e tratados internacionais assinados pelo Brasil, tendo em vista o posicionamento do candidato de extrema direita às eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PLS) que caminha na contramão da democracia no Brasil.

Entre as ameaças manifestadas por Jair Bolsonaro, o candidato declarou, reiteradas vezes, acabar com direitos constitucionais dos povos indígenas e de suas terras tradicionais, em favor do agronegócio. A Nota Pública reforça também a necessidade de atenção dos organismos e mecanismos nacionais e internacionais de direitos humanos frente à esse cenário. :: LEIA MAIS »

PA: Ufopa realiza 8ª Semana dos Povos Indígenas em Santarém

150929074803_tapajosdanca_624x351_lunaeparrachogreenpeace_nocredit

Mundurucus da terra indígena Sawré Muybu, no Pará, às margens do Tapajós — Foto: Lunae Parracho Greenpeac

Começa nesta terça (23) e segue até sexta (26) a 8ª Semana dos Povos Indígenas da Ufopa. O evento será realizado no Unidade Rondon, em Santarém, no oeste do Pará. Com o tema “Permanência na Graduação e Pós-Graduação”, a programação inclui mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e pinturas corporais. Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes Indígenas (Dain) e pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), com apoio da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), a Semana tem como objetivo apresentar ao público a realidade dos 18 povos indígenas presentes na Universidade, a diversidade cultural e também suas reivindicações. :: LEIA MAIS »

Eleições 2018: Haddad propõe demarcar terras indígenas e desmatamento zero

Amazônia_rio coração

Conheças as propostas do presidenciáveis para o meio ambiente

Em meio a uma campanha eleitoral focada principalmente na questão das notícias falsas, os desafios do meio ambiente têm sido pouco debatidos pelos candidatos à Presidência da República. Nas propostas de governo entregues pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a questão é tratada de forma diversa e reflete a polaridade entre os presidenciáveis. :: LEIA MAIS »

Indústria tumultua a vida da comunidade indígena da Indonésia

Plantations took over the forest near Jambi, forcing Temenggung Tarip and his wife to move to a house. (Kemal Jufri for The New York Times)

Desde 2000, cerca de 15% da cobertura de árvores da Indonésia desapareceu, eliminando o modo de vida dos Orang Rimba. Foto: Kemal Jufri

JAMBI, Indonésia – Quando as flores não puderam mais invocar os deuses, o curandeiro soube que chegara a hora de abandonar a floresta.

Curandeiro tradicional dos Orang Rimba, ou povo da floresta, aqui na ilha indonésia de Sumatra, Temenggung Tarip utilizou por muito tempo as flores da selva para conjurar os deuses para a sua comunidade indígena seminômade. Uma oferenda de pétalas coloridas trazia o deus elefante, ótimo para curar a dor de dente, ou o deus tigre, para as pessoas que se perderam no caminho. :: LEIA MAIS »

Paraná: Funai reconhece estudo para demarcação indígena no estado

IMAGEM_NOTICIA_5

A Fundação Nacional do Índio (Funai) reconheceu e aprovou as conclusões de um estudo para a demarcação de terras indígenas nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa, na região oeste do Paraná. A área totaliza pouco mais de 24 mil hectares, compreendendo duas Glebas além da Área de Ilhas, que, de acordo com os laudos, seriam ocupações tradicionais do povo Avá-Guarani. :: LEIA MAIS »

Ilhéus – Populares fazem marcha pela paz e contra a intolerância religiosa

A II Caminhada pela Paz e Contra a Intolerância Religiosa, realizada na manhã de domingo (14), na zona norte de Ilhéus, reuniu centenas de pessoas.

A II Caminhada pela Paz e Contra a Intolerância Religiosa, realizada na manhã de domingo (14), na zona norte de Ilhéus, reuniu centenas de pessoas. Adeptos de diversas matrizes religiosas integraram o cortejo guiado por um mini trio, onde líderes da manifestação pediam à sociedade, de modo geral, respeito às diferenças e opções de fé de cada cidadão. :: LEIA MAIS »

ONU: Santa Sé defende direito dos povos indígenas à autodeterminação

Encontro do Papa com populações indígenas em Puerto Maldonado, Peru. – AFP

“Apesar do progresso alcançado, o patrimônio ambiental, cultural e espiritual de muitos povos indígenas continua sob ameaça”, disse Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé na 73ª sessão da Assembléia Geral da ONU, que recordou as palavras do Papa Francisco no encontro com os indígenas da Amazônia em Puerto Maldonado, no Peru :: LEIA MAIS »

Ilhéus: Prefeitura reinaugura Posto de Saúde do Nelson Costa na próxima terça-feira (16)

Posto de Saúde do Nelson Costa – Ascom

A atenção básica à saúde em Ilhéus ganha um reforço, com a reinauguração do Posto de Saúde do Nelson Costa, localizada na Zona Sul, na próxima terça-feira (16), 9 horas. O ato marca o fim de um longo período de desativação, e contará com a presença do prefeito Mário Alexandre, secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, autoridades, moradores e profissionais do setor. :: LEIA MAIS »

MEC aprovou a implantação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena

Curso de pós-graduação foi aprovado pelo MEC. Expectativa é que o primeiro edital de seleção seja lançado ainda este ano — Foto: Nailana Thiely

Indígenas terão a chance de dar continuidade aos estudos.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou a implantação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena na Universidade do Estado do Pará (Uepa). A expectativa é que o primeiro edital de seleção seja lançado ainda em 2018. O mestrado Indígena terá duas linhas de pesquisa: Currículo, Modos de Fazer e Avaliação em Educação Escolar Indígena, e Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena. O objetivo do programa é a qualificação profissional, em nível de mestrado, de professores e/ou graduados indígenas que tenham atuação na Educação Escolar Indígena. :: LEIA MAIS »

Projetos de mineração ameaçam terras indígenas e unidades de conservação

Amazônia Rio Coração

Por Daniel Rittner | De São Paulo/Valor

Pelo menos 5,6 mil processos de exploração mineral ameaçam atualmente unidades de conservação e terras indígenas na Amazônia Legal. São registros ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM) e que se encontram em diferentes etapas de desenvolvimento das jazidas, entre requerimentos para pesquisa até autorizações de lavra, segundo levantamento inédito do WWF-Brasil. A quantidade enorme de sobreposições dá uma dimensão das pressões pelo redesenho das áreas protegidas e pela liberação das atividades minerárias. Hoje, qualquer iniciativa está restrita ao garimpo ilegal. O mapeamento se baseia em dados disponíveis na própria ANM, no Ministério do Meio Ambiente e na Fundação Nacional do Índio (Funai). :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia