WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

bahiagas


novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


1º Encontro Indígena da Economia Solidária é realizado no Sul da Bahia

O evento, realizado pelo governo do Estado, reuniu 130 lideranças do seguimento.

Foi encerrado neste sábado (9) o 1º Encontro Indígena da Economia Solidária do Sul da Bahia, iniciado na quinta-feira (7), em Santa Cruz Cabrália. Com o objetivo de promover a troca de experiências em economia solidária desenvolvidas por comunidades, associações e cooperativas indígenas brasileiras, o evento reuniu 130 lideranças do seguimento. A realização teve a assinatura do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (FINPAT). :: LEIA MAIS »

Ação Saúde Indígena: Mutirão de prótese na Serra do Padeiro

DENTISTA TODOS

Em continuidade com a parceria estabelecida entre o DSEI Bahia, Sesai e Faculdade São Leopoldo Mandic, está acontecendo entre os dias 4 e 8 de novembro de 2019, o II mutirão de prótese na Serra do Padeiro, aldeia Tupinambá, localizada na região do polo base de Ilhéus.
A técnica desenvolvida pela professora Almenara de Souza Fonseca Silva da faculdade São Leopoldo Mandic, pauta-se na utilização de arcos dentais patenteados pela UNICAMP e permite que a confecção e instalação das próteses seja realizada logo no primeiro dia do atendimento. :: LEIA MAIS »

Indígenas marcham em memória de Paulo Guajajara e contra invasões de terras

Lideranças indígenas pediram que direitos constitucionais sejam mantidos pelo governo federal / Erick Gimenes

Lideranças do Pará, Amapá e Maranhão caminharam da Catedral de Brasília até o Ministério da Justiça

Povos indígenas do Pará, Amapá e Maranhão fizeram, na tarde desta quinta-feira (7), um ato em memória do guardião da floresta Paulo Paulino Guajajara, morto em emboscada no Maranhão, em 1º de novembro, e contra invasões às suas terras.

A marcha durou cerca de uma hora e percorreu trajeto entre a catedral de Brasília e o ministério da Justiça, com a participação de lideranças dos povos Surui Aikewara, Akrãtikatêjê Gavião, Amanaye, Atikum, Guajajara, Guarani Mbya, Tembe, Parakana, Galibi Marworno, Palikur e Karipuna. :: LEIA MAIS »

BA: Posse dos novos dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE)

COMPROVANTE RESIDENCIA_4

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) empossou, nesta quinta-feira (7), nove dirigentes de Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
A cerimônia, que contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi realizada na sala de reuniões do gabinete da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. :: LEIA MAIS »

BA: Sesai inaugura sistemas de abastecimento de água em aldeias de Porto Seguro

LUZIA INAUGURAÇÃO PE DO MONTE2

O empenho do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) da Bahia de levar água de qualidade e melhorias sanitárias domiciliares para as aldeias, avança alcançando resultados positivos no combate às diarreias e, consequentemente, da mortalidade infantil indígena e na garantia de mais qualidade de vida aos indígenas do estado.

Nos dias 5 e 6 do corrente mês, a Coordenadora do Dsei -BA, Luzia Pataxó, ao lado de sua equipe, inaugurou dois importantes Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) nas aldeias Pé do Monte e Imbiriba, município de Porto Seguro (BA). Juntos os sistemas beneficiaram uma população de aproximadamente 148 famílias indígenas. :: LEIA MAIS »

Sul da Bahia: Cabrália sedia o 1º Encontro Indígena de Economia Solidária

SOLIDARIO 1

O evento acontecerá entre os dias 7 a 9 de novembro, na Escola Municipal Indígena Pataxó em Coroa Vermelha

“Experiências de Geração de Renda dos Povos da Bahia, Acre e Território do Alto Xingu” é o tema do 1º Encontro Indígena da Economia Solidária do Sul da Bahia, que acontece entre os dias 07 e 09 de novembro, na Escola Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (FINPAT), o evento vai reunir 130 lideranças do segmento. :: LEIA MAIS »

BA: Aldeia recebe visita do IPHAN para discutir construção em sítio arqueológico

Coordenadora do IPHAN, Ana Paula Rosa, conhece Urna funerária indígena, encontrada na aldeia.

A pedido da Cacique Cátia Tupinambá da Aldeia Patiburí do município de Belmonte na Bahia, uma equipe do IPHAN, comandada pela pesquisadora Ana Paula da Rosa Leal – coordenadora de Socialização do Patrimônio Arqueológico – CNA/Iphan, visitou a aldeia para discutir juntos com a comunidade o projeto de construção de um abrigo para urna encontrada  sítio arqueológico local. O encontro contou com o apoio Laura Lima de Souza- arquiteta do Escritório Técnico do Iphan de Porto Seguro. :: LEIA MAIS »

líder indígena Guajajara é morto em conflito com madeireiros no Maranhão

“Guardiões da floresta”, líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi assassinado em um confronto com madeireiros

O líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi assassinado na sexta-feira (1º) em um confronto com madeireiros na Terra Indígena Arariboia, na região de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. Ele era integrante de um grupo de agentes florestais indígenas autodenominados “guardiões da floresta”.
A informação foi confirmada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, que deslocou equipes para apurar o caso e proteger os ameaçados, junto com a Secretaria de Segurança Pública.
Além de Paulino, o líder indígena Laércio Souza Silva sofreu ferimentos graves e um madeireiro está desaparecido.
Durante a madrugada deste sábado (2), a morte do líder indígena provocou manifestações de organizações não governamentais como o Greenpeace e de lideranças como Sônia Guajajara, coordenadora da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). :: LEIA MAIS »

Governo suspeita que navio de bandeira turca derramou óleo

O navio foi carregado na Bahia de Amuay com 1 milhão de barris. Foto: Marine Traffic

As investigações do governo sobre o óleo que chegou às praias brasileiras apontam para o navio Ottoman Courtesy, de bandeira turca, segundo informou o site o Antagonista, ontem (31/10), . Em operação há dois anos, esse modelo Suezmax teria sido usado pela CNPC chinesa para operações de transporte de petróleo venezuelano sob embargo.

Em abril, o Ottoman Courtesy foi carregado na Bahia de Amuay com 1 milhão de barris. As autoridades brasileiras trabalham com a hipótese de que parte do óleo vazou ao ser transferido para outro navio – procedimento que a PDVSA tem adotado desde o ano passado – ou que tenha sido obrigado a descartar parte da carga por excesso de peso. Após o vazamento, correntes oceânicas teriam trazido o óleo até a costa brasileira.

Revista RAÇA destaca Educação para as relações étnico-raciais em entrevista com Jerônimo Rodrigues

JERONIMO RAÇA

A edição número 210 da Revista RAÇA apresenta uma entrevista com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. O secretário fala sobre a representatividade negra nas escolas da Bahia, sobre as ações voltadas para as relações étnico-raciais e para a promoção da igualdade na rede estadual de ensino. Jerônimo falou ainda sobre questões como o regime de colaboração com os municípios, a busca ativa por estudantes que estão fora da escola e destacou políticas para a juventude, a exemplo do Mais Estudo, que visa à melhoria das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e que conta com 10 mil estudantes monitores nas escolas estaduais. O secretário citou, ainda, outras ações estratégicas que estão sendo adotadas para a melhoria da qualidade da Educação na Bahia, a partir do currículo, da formação de professores, do acompanhamento e da avalição, de modo a garantir ao estudante o direito de aprender.

Leia a íntegra da entrevista



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia