WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

academia vip bahiagas


janeiro 2018
D S T Q Q S S
« dez    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


El Paris: Revelada a causa do misterioso ‘cocoliztli’, o mal que dizimou os índios das Américas

a mina

Margem norte da Praça Grande de Teposcolula. Sob sua base foi encontrado um cemitério com corpos de vítimas do ‘cocoliztli’ CHRISTINA WARINNER. PROJETO ARQUEOLÓGICO TEPOSCOLULA-YUCUNDAA

Quando Hernán Cortés pisou em solo mexicano em 1519, havia na região mesoamericana entre 15 e 30 milhões de índios. Ao final do século XVI, mal restavam dois milhões. Embora as guerras e a exploração tenham liquidado muitos indígenas, foram as epidemias que dizimaram a população. Em especial uma série de surtos de uma enfermidade desconhecida, que não tinha nome nem em espanhol nem em náhuatl, e que os mexicas chamaram de cocoliztli (o mal ou pestilência), matou entre 50% e 90% dos indígenas. Agora, um estudo com o DNA antigo pode ter identificado esse agente patogênico: a salmonela. :: LEIA MAIS »

Chile: Papa denuncia «graves atentados» cometidos contra os direitos dos indígenas

A 2
Francisco celebrou missa no aeroporto de Maquehue, na cidade de Temuco

O Papa criticou hoje no Chile a cultura do “predomínio do mais forte” que tantas vezes ceifa a “unidade” e o respeito pela “diversidade” que deveria reger a vida humana, e em particular os “graves atentados” cometidos contra os indígenas no país. Francisco deixou esta mensagem durante uma missa solene pelo “progresso dos povos”, promovida no aeroporto de Maquehue, na cidade de Temuco. :: LEIA MAIS »

BA: SDR articula requalificação de espaço para fortalecer agricultura familiar em Mascote

O prefeito de Mascote, Arnaldo Lopes, recebido em Salvador, pelo secretário Jerônimo Rodrigues, e Jeandro Laytynher, chefe de gabinete.

O prefeito de Mascote, Arnaldo Lopes, recebido em Salvador, pelo secretário Jerônimo Rodrigues, e Jeandro Laytynher, chefe de gabinete.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, recebeu nesta segunda-feira (15), no gabinete da secretaria, o prefeito do município de Mascote, Território Litoral Sul, Arnaldo Lopes, para alinhar as etapas que envolvem uma parceria do Governo do Estado e a Prefeitura para requalificação e urbanização de uma área para comercialização dos produtos da agricultura familiar local. :: LEIA MAIS »

Na UFRGS, projeto ‘Saberes indígenas’ muda relação de crianças com as culturas guarani e kaingang

Encontro que discutiu as experiências do ‘Saberes indígenas’ aconteceu nesta terça, na UFRGS | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Fernanda Canofre

Até pouco tempo, uma criança kaingang ou guarani não tinha livros ou material para aprender a ler e escrever na língua de seu próprio povo. A alfabetização que restava era em língua portuguesa. Com os mesmos livros que outras crianças, de escolas não-indígenas, que viviam uma vida fora da aldeia, recebiam no início do ano. As últimas apostilas que haviam sido impressas com foco nas línguas indígenas eram dos anos 1970. :: LEIA MAIS »

América Latina: Papa ratificará compromisso com indígenas em nova visita

papa
Funcionária do episcopado de Santiago, com “Fitinha do Senhor do Bonfim” no pulso, mostra as vestes que o papa Francisco vai usar durante sua visita ao Chile, de 15 a 18 de janeiro – AFP””

Em sua nova visita à América Latina, o papa Francisco ratificará seu compromisso com os povos indígenas, ao visitar a região de La Araucanía, no sul do Chile, centro do conflito com os indígenas mapuches, e a Amazônia peruana, dessangrada pela superexploração de minério. Depois de dar sua bênção a indígenas de México, Equador, Bolívia, Paraguai e Colômbia, e reafirmar o pedido de perdão da Igreja aos povos originários das Américas, Francisco, que visitará o Chile (15 a 18 de janeiro) e o Peru (18 a 21 de janeiro), irá a duas regiões onde populações indígenas denunciam abusos e exclusão. :: LEIA MAIS »

Morre na Bahia a liderança indígena Tururim, do povo Pataxó

Liderança indígena Rufino Vicente Ferreira (Tururim). Foto: Haroldo Heleno /CIMI

Na manhã desta quarta-feira (10), faleceu na aldeia mãe do povo Pataxó (Barra Velha), no município de Porto Seguro (BA) o indígena, Rufino Vicente Ferreira (Tururim). Um dos mais importantes Lideres de seu povo, que lutou pela demarcação da terra para os Pataxó. Tururim, sobreviveu ao massacre ocorrido na aldeia Barra Velha em 1951, fato este que entrou para a história do seu povo como o “fogo de 51”. Tururim também enfrentou os guardas do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal ( IBDF), em defesa do território, quando da criação do Parque Nacional do Monte Pascoal, sobre a terra dos Pataxó. :: LEIA MAIS »

ENERGIA: Terra Indígena Arara é beneficiada com placas solares

Vive com sabedoria na floresta e preservar a mãe natureza. Estas são filosofias do povo Shawadawa, que vive às margens do Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, interior do Acre. A aldeia Raimundo do Vale foi contemplada com um projeto elaborado pela Ong SOS Amazônia e Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema). São quarenta placas solares que serão utilizadas para gerar a energia de dez residências e uma máquina colhedora de coco babaçu para divulgar e fortalecer a marca da Pushuã. :: LEIA MAIS »

BA: Edital destina R$ 5 milhões para promoção do artesanato baiano

O Artesanato indígena dos Tupinambá de Olivença do sul da bahia, tem se destacado pela boa qualidade. Foto: Janaína Soares

os próximos 30 dias estará aberto o processo de licitação para que seja contratada uma organização social (OS) que irá trabalhar junto com a Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, vinculada à Setre. “Com este edital, teremos o reforço de uma instituição que irá apoiar a comercialização e qualificação do artesanato. Além disso, a OS poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada para captação de recursos que serão investidos na produção de artesanato. Também teremos a possibilidade de agregar novas tecnologias que irão oferecer mais oportunidades aos artesãos e artesãs”, ressaltou a secretária da Setre, Olívia Santana.

:: LEIA MAIS »

POLÊMICA: Cabeça de índio brasileiro exposta em museu de Viena

Cabeça cortada pelos Munduruku e transformada em troféu de guerra, em exposição em Viena – Reprodução Wikimedia Commons

Em exibição no Weltmuseum, de Viena, uma cabeça cortada usada como troféu de guerra pelos Munduruku, etnia indígena do Norte do Brasil, tem gerado polêmica entre alguns frequentadores. De acordo com reportagem do jornal “The Art Newspaper”, especialistas criticaram a instituição por mostrar restos mortais de um representante de povos originários e não fornecer informações sobre a procedência da cabeça e dos demais artefatos, datados do século XIX.

A curadora do Weltmuseum, Claudia Augustat, declara ao jornal britânico que a exposição segue as diretrizes do Conselho Internacional de Museus (Icom) para a exposição de restos humanos, mas não dá detalhes sobre como o artefato foi adquirido. :: LEIA MAIS »

POLÍTICA: Rede Discute Possível Candidatura a Deputado Federal de Indígena na Bahia

O Cacique Ramon Souza Tupinambá. Foto: Blog do Gusmão

Com o apoio da Comissão Provisória do partido em Ilhéus na Bahia, o Elo Estadual da Rede Sustentabilidade discute a pré-candidatura do Cacique Ramon Tupinambá a deputado federal no pleito deste ano. O nome da liderança ilheense também agrada comissões provisórias de outras cidades baianas. Por isso, o Elo Estadual fez o convite já aceito pelo cacique da Aldeia Tucum. Caso a candidatura se confirme, essa será a primeira participação de um índio Tupinambá na corrida para o Congresso Nacional.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia