WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

embasa secom bahia

junho 2021
D S T Q Q S S
« mai    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  


Covid-19: Vacinação na Bahia passa a ser apenas por critério de idade

img20201022140139807-768x512

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia passará a ser feita apenas por critérios etários. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado. Com esta deliberação, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

:: LEIA MAIS »

BA: Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Indígena com diferentes etnias

unnamed

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), juntamente com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (DGPE/FGV), está promovendo seminários regionais com a participação de professores da Educação Indígenas para a construção das Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Indígena da Bahia. O segundo encontro, que já foi iniciado e segue até esta quinta-feira (17/06), é realizado no município de Paulo Afonso, seguindo todos os protocolos de segurança. :: LEIA MAIS »

Ilhéus: Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais será destaque na CESPCT

Na foto Herlon do CMCI, Cláudio Magalhães, Cacique Ramon, Fabya Reis da Sepromi e Makrisi, em uma homenagem dos Tupinambá a secretária. Foto: Walney Magno

A frente parlamentar de Ilhéus é coordenada pelo vereador indígena Cláudio Magalhães

O projeto da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais, Indígenas e de Matrizes Africanas, aprovada em sessão especial da Câmara Municipal de Ilhéus na Bahia, será destaque na primeira reunião do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia – CESPCT O propósito é motivar a criação e aprovação das frentes parlamentares em todas as câmaras municipais da Bahia, que tiverem povos tradicionais no município.

:: LEIA MAIS »

Comissão aprova projeto que prevê línguas indígenas como cooficiais

CIMI 6

Texto foi aprovado em 2019 pela Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (8) o  Projeto de Lei 3074/19, pelo qual os municípios que possuem comunidades indígenas passarão a ter os idiomas indígenas como línguas cooficiais.

A relatora no colegiado, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), recomendou a aprovação. “A cooficialização de línguas indígenas nas cidades onde há notória presença dessas populações poderá auxiliar na inclusão das comunidades e na garantia de direitos públicos básicos”, afirmou a parlamentar. :: LEIA MAIS »

Povos tradicionais conquistam resolução que disciplina ação do MP

Um aspecto fundamental na norma está no reconhecimento de um sistema de proteção constitucional dos povos e comunidades tradicionais – Adi Spezia /Cimi

Os povos e comunidades tradicionais conquistaram um importante instrumento de luta por seus direitos nesta semana. Foi publicada a Resolução nº 230, de 8 de junho de 2021, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que disciplina a atuação do Ministério Público brasileiro junto a essas populações.

:: LEIA MAIS »

BA: Indígenas participam da eleição do CESPCT

ELEIÇÃO CESPCT

A votação de escolha das entidades indígenas para o Cespct aconteceram hoje

Começou hoje pela manhã (14 e 15), as eleições virtuais do Conselho Estadual Para Sustentabilidade dos Tradicionais da Bahia – CESPCT, da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial da Bahia -SEPROMI, para elegerem 18 entidades da sociedade civil organizada, distribuídos nos 10 segmentos, sendo: povos indígenas (3), quilombolas (3), povos de terreiro (3), fundos de pasto (2), fechos de pasto (2), pescadores e pescadoras (1), povos ciganos (1), extrativistas (1), geraizeiros (1) e marisqueiras (1). :: LEIA MAIS »

Agricultura Familiar: Entreposto de mel é inaugurado em comunidade rural de Eunápolis

Foto: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

 

Apicultores de todo o Território Costa do Descobrimento agora contam com um entreposto de beneficiamento de produtos das abelhas, na comunidade Fazenda Santa Cruz, no município de Eunápolis. O empreendimento, inaugurado nesta quinta-feira (10/06) pelo Governo do Estado, será gerido pela Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape) e deve aumentar o faturamento da organização produtiva em até 60%.

:: LEIA MAIS »

Dia dos Namorados: Balneário Tororomba de Olivença anuncia programação especial

Foto: Release Hoje

O Balneário Tororomba de Olivença, em Ilhéus, é um equipamento perfeito para o passeio em família, para se desfrutar de um momento saudável de lazer e diversão num ambiente aprazível. Quem garante é o gerente Jailton Santos Sputnik, que está anunciando uma programação especial neste final de semana, em comemoração ao Dia dos Namorados. :: LEIA MAIS »

BA: Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra divulga programação

 

Tudo pronto para a abertura, no próximo domingo (13), do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra. A programação oficial reúne atrações culturais, gastronomia e debates sobre o papel da organização social e produtiva de homens e mulheres da agricultura familiar e dos povos tradicionais.

 

A live de abertura, que terá início às 19 horas, contará com as participações de Leonardo Boff, teólogo, escritor, filósofo e professor conhecido internacionalmente por sua defesa dos direitos dos pobres e excluídos, e Shirley Krenak, ativista que atua na defesa dos direitos indígenas e da conservação da floresta.

 

A parte musical do evento, que valoriza a cultura regional, terá como atrações o cantor Del Feliz, o cordelista Antônio Barreto, a Orquestra Sisaleira e a Camerata Popular do Recôncavo.

Durante todo o evento haverá a comercialização de produtos de associações e cooperativas da agricultura familiar de 15 Territórios de Identidade da Bahia. Elas integram empreendimentos atendidos pelas 13 unidades de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols)

Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra será realizado de forma virtual, obedecendo aos cuidados com sanitários devido à pandemia da Covid-19. A transmissão será através do Facebook, YouTube e Instagram (@economiasolidariaba)

FESTIVAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA SÃO JOÃO DA MINHA TERRA 2021

PROGRAMAÇÃO

Apresentação – Jornalista Tairine Ceuta

_13/06_
ATRAÇÕES
Del Feliz
Leonardo Boff
Shirley Krenak
Cordelista Antônio Barreto
Orquestra Sisaleira
Camerata Popular do Recôncavo

_23/06_
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
Del Feliz
Quadrilha do Iguape (Cachoeira-BA)
Amadeu Alves
Balanço Swingado
Jairo Barboza

GASTRONOMIA
Chef Rosa Gonçalves
Chef Cida Pescadora

_24/06_
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
Zelito Miranda
Rennan Mendes
Cícero e Sofia Leão
Zé Costa
Viny Borges

GASTRONOMIA
Chef Rosa Gonçalves
Chef Cida Pescadora

DF: Lideranças reúnem-se com presidente da Câmara e pedem arquivamento de projetos anti-indígenas

Em reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, lideranças indígenas pediram o arquivamento do PL 490. Foto: Ascom Joenia Wapichana

As lideranças entregaram a Arthur Lira (PP-AL) documento da Apib que pede arquivamente do PL 490, que pode acabar com demarcações de terras indígenas

Lideranças indígenas entregaram, na tarde de ontem (10), ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, documento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que pede o arquivamento do Projeto de Lei (PL) 490, que pode acabar com as demarcações de Terras Indígenas e que exige também o fim da agenda anti-indígena no Congresso Nacional.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia