WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


BA: Movimento Indígena dialoga pautas com a SJDHDS

Reunião anual dos povos Indígena da Bahia (Mupoiba), com a secretaria de Justiça Social do Estado.

Representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Educação (Sec), Desenvolvimento Rural (SDR) e do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (Mupoiba) reuniram-se, na manhã desta terça-feira (17), com o titular da SJDHDS, Carlos Martins, em mais uma reunião para tratar de demandas referentes às questões indígenas.

O foco da primeira pauta foi o edital oriundo do Projeto Bahia Produtiva, que destinará, através do Banco Mundial, R$ 9 milhões à causa indígena. De acordo com o assessor especial da SJDHDS, Yulo Oiticica, o edital é importante para a luta dos povos indígenas da Bahia e reforçará, especialmente, as ações do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas (Copiba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça. Graças aos recursos, as manifestações indígenas nas regiões norte, oeste, sul e extremo sul do Estado ganharão mais espaço e visibilidade. O lançamento do edital ainda está em processo de aprovação final. :: LEIA MAIS »

Congresso anti-indígena: 33 propostas no Congresso ameaçam direitos indígenas

Indígenas foram duramente reprimidos em ato em frente ao Congresso, no Acampamento Terra Livre, em abril / Mídia NINJA. Fonte: CIMI

Instalou-se no Congresso brasileiro um projeto a ser gerido por militares, fundamentalistas religiosos e ruralistas

O resultado das eleições de 2014 anteviu uma guinada ao retrocesso. Parlamentares conservadores se consolidaram como maioria da Câmara Legislativa, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Instalou-se no Congresso brasileiro um projeto a ser gerido por militares, fundamentalistas religiosos e ruralistas. É a legislatura mais conservadora desde 1964. A constatação, quando analisada a partir dos direitos dos povos indígenas, corresponde à dura realidade enfrentada pelas populações tradicionais. :: LEIA MAIS »

Mulher indígena se candidata à Presidência mexicana de 2018

María de Jesús Patricio Martínez durante a sua nomeação como porta-voz do Conselho Indígena de Governo.

De acordo com o Jornal Reuters, no último sábado (dia 7 de outubro), Maria de Jesus Patricio Martinez, porta-voz do Congresso Nacional Indígena, braço político do Exército de Libertação Nacional Zapatista (EZLN), registrou sua candidatura independente nas eleições presidenciais do próximo ano (2018), aumentando a crescente lista de candidatos estabelecidos. Ela foi escolhida após uma votação que reuniu mais de 1.480 delegados, conselheiros e observadores de 58 povos indígenas. :: LEIA MAIS »

CIMI: “Genocídio de Indígenas está em curso no Brasil”

CAMINHADA ASFALTO2

Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou relatório segundo qual, em 2016, foram registrados 118 assassinatos de indígenas no país; para Cléber Buzatto, secretário-executivo do Cimi, “está se configurando um genocídio” da população indígena no Brasil; “No congresso nacional tramitam diversas propostas legislativas que visam a mudança da constituição. Têm sido muito intensas as campanhas e os discursos por parte dos deputados da bancada ruralista e da bancada que também representa a mineração contra os povos indígenas e contra os seus direitos”, observa :: LEIA MAIS »

Colômbia: Morte de jornalista indígena gera revolta

 radialista2

Redação Portal IMPRENSA

A jornalista María Efigenia Vásquez Astudillo morreu no domingo (8), após ser baleada durante uma ação policial do Esquadrão Antidistúrbios (ESMAD) na Colômbia. A operação tinha como objetivo desmobilizar uma comunidade indígena de um terreno ocupado na região de Puracé.

Maria Efigenia era locutora da rádio Renascer Kokonuko e, por nota, a Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) manifestou a indignação com o assassinato da jornalista. “Dói muito e dá raiva, essa raiva que nos perturba e nos levanta com mais força”. :: LEIA MAIS »

Índios fazem protesto no norte da Bahia e coordenador da Funai renuncia

Lideranças afirmam que vão continuar no local até que a fundação dê explicações a respeito dos direitos indígenas.

Mais de 300 índios da Bahia e de Pernambuco fecharam, nesta terça-feira (10), por volta das 5h, a ponte que dá acesso à ilha de Paulo Afonso, no norte da Bahia, em protesto contra a Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com os manifestantes, eles só iriam liberar a ponte quando o coordenador regional da Funai, Edson Oliveira Maciel, conhecido como Dinho, renunciasse ao cargo. Segundo o grupo, a Funai não respeita os direitos indígenas. Após quase cinco horas de protesto, Edson Maciel renunciou ao cargo.

No último dia 2 de outubro, os índios ocuparam a sede da Funai de Paulo Afonso, e, mesmo com a renúncia do coordenador nesta terça-feira, eles disseram que vão continuar no local até que a fundação dê explicações a respeito dos direitos indígenas.

BR-415: Duplicação da vai beneficiar mais de 500 mil baianos

Assinatura do contrato para duplicação da BR 415

São cerca de 18 quilômetros que separam Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, que serão duplicados, por onde passam mais de 10 mil veículos diariamente. Mais conforto e mais segurança para os mais de 511 mil baianos, que circulam pela BR-415 e também pelos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Motivo de comemoração para os moradores da região que foram até o ‪centro da cidade de Itabuna para acompanhar a assinatura do contrato da duplicação da rodovia, assinado pelo governador Rui Costa na manhã desta segunda-feira (9). :: LEIA MAIS »

Manaus: Lideranças indígenas protestam em frente à Fundação Estadual do Índio

Lideranças criticam a nomeação de novo presidente da Fundação Estadual do Índio.

Lideranças indígenas de municípios do Amazonas realizaram, na manhã desta segunda-feira (9), um protesto em frente à sede da Fundação Estadual do Índio, no bairro Novo Israel, na Zona Norte de Manaus. O protesto começou por volta das 8h. Eles criticam a nomeação do ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Hamilton Gadelha, para o cargo de presidente da Fundação, anunciada após a posse do governador Amazonino Mendes. A decisão, segundo eles, foi tomada sem o consentimento das lideranças indígenas. :: LEIA MAIS »

Novo fundo global apoia demandas territoriais indígenas

Financiada por Suécia, Noruega e pela Fundação Ford, a organização já concedeu recursos e assessoria a projetos no Peru, em Mali e na Indonésia

Os povos originários que lutam por conservar ou recuperar as florestas onde viveram durante gerações passarão a contar com o apoio de uma organização global, por meio da criação de um fundo para que se reconheçam seu direito à terra.  Nesta terça-feira (3), foi lançado em Estocolmo o Fundo Internacional para a Posse de Terras e Bosques (Tenure Facility), a primeira instituição mundial dedicada aos direitos de propriedade das comunidades indígenas.

Financiada por Suécia, Noruega e pela americana Fundação Ford, a organização já concedeu recursos e assessoria a projetos piloto no Peru, em Mali e na Indonésia, ajudando comunidades locais a promoverem leis que protejam suas terras e recursos. :: LEIA MAIS »

BA: “Diálogos Públicos: Polícia Democrática e Direito à Segurança”

O Cacique Babau Tupinambá da Serra do Padeiro, representando do Movimento Indígenas da Bahia (MUPOIBA), palestrando sobre o tema: “Violência no conflito pela terra”.

Está acontecendo em Salvador a série”Diálogos Públicos Ministério Público e Sociedade: Polícia Democrática e Direito à Segurança” – um ciclo nacional de encontros que tem como objetivo promover um debate plural sobre as causas e consequências da violência no Brasil.O diálogo na capital baiana teve início ontem (02) e se encerra hoje dia (3) de outubro e reúne mais de 30 expositores, sendo  representantes de movimentos e organizações sociais, de operadores do sistema de justiça e segurança pública, pesquisadores, parlamentares e gestores governamentais. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia