WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

embasa camara ilheus prefeitura ilheus


maio 2022
D S T Q Q S S
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


O VOTO NAS ELITES E O DESMONTE DA PÁTRIA

payaya (1)

*Juvenal Payaya
A atual preocupação deve ser  com o voto, o futuro do povo, o território suas riquezas: desmatada, arada, lixiviada, as riquezas minerais. Iniciou-se como invasão,  constituiu- se para reconstruir novos impérios, aqui formou uma elite com característica, fenótipo do invasor, branca, alta e  sem moral, agressiva desrespeitosa, sem respeito pelas leis naturais,  destruidora, apossaram-$e do poder com a infame capacidade de transformar o legal no ilegal, do que pertence a todos para a mão de poucos. :: LEIA MAIS »

Comissão sobre queimadas debate direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais

img20200814104408437-768x513
Grupo acompanha combate a incêndios desde 2020, acima fogo em mata de Mato Grosso

A comissão externa da Câmara dos Deputados sobre as queimadas nos biomas brasileiros realiza audiência pública nesta tarde sobre os direitos humanos em relação a povos indígenas e comunidades tradicionais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. :: LEIA MAIS »

Guarani do Google Tradutor não é o falado por indígenas brasileiros

w

sistema de tradução do Google é muito útil em alguns contextos de comunicação com línguas estrangeiras. A funcionalidade permite uma tradução rápida que pode ajudar a entender parte de textos e falas, diminuindo as barreiras entre os idiomas. :: LEIA MAIS »

Exposição em Campina Grande retrata cotidiano dos povos indígenas Potiguaras

w

Trabalho que mescla fotografias e poemas enaltece os valores e a cultura da tribo indígena

A exposição fotográfica “Potiguara: Cenas e Poemas” foi aberta nesta terça-feira (17) no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. O evento faz parte da programação do museu e da 20ª edição da Semana dos Museus e pode ser vista pelo público durante todo este mês de maio. :: LEIA MAIS »

Paraná organiza consórcio indígena para garantir direitos desta população

Grupo de Trabalho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná se reuniu com caciques e representantes das comunidades indígenas e das prefeituras de São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena e Diamante do Oeste -

Grupo de Trabalho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná se reuniu com caciques e representantes das comunidades indígenas e das prefeituras de São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Helena e Diamante do Oeste –

Articulação entre os municípios abre caminhos para que todas as comunidades indígenas de uma região tenham suas vocações valorizadas e sejam atendidos seus direitos com relação à moradia, saúde, educação e renda, além de facilitar o acesso a subsídios do Estado e da União.

O suporte às comunidades indígenas está na pauta do Governo do Estado. A Superintendência Geral de Diálogo e Integração Social (Sudis) iniciou o processo de criação do Consórcio das Cidades Indígenas do Iguaçu, no Oeste paranaense, que deve se consolidar como o primeiro consórcio indígena do Brasil. Esse tipo de articulação entre os municípios abre caminhos para que todas as comunidades indígenas de uma região tenham suas vocações valorizadas, suas prioridades atendidas e acessem subsídios do Estado e da União.

:: LEIA MAIS »

Eunápolis: 13ª Forrojoada do Pedrão com muito Forró

forr

Festa 100% VIP, open food, espaço para crianças, e mais de oito horas de muito forró

O que se comenta nos quatro cantos da cidade, e região é a volta da Forrojoada do Pedrão, depois de dois anos, marcada para o dia 11 de junho, no Espaço Villa, todo repaginado, a partir das 13 horas. Os organizadores estão programando um evento diferenciado, feito especialmente com muita dedicação para cada convidado, dotado de espaço para crianças, ambientes bacanas e decorados, praça de alimentação com uma variedade de comidas típicas, muito licor, caldos quentinhos, milho verde, água de côco, acarajé a vontade, amendoim, quentão, cachaça boa, sonho de valsa, e a tradicional feijoada, que pode ser degustada durante o decorrer da festa, com muita fartura. :: LEIA MAIS »

BA: MDB com nova direção em Ilhéus

O ex-secretário estadual de saúde Fábio Vilas-boas aposta no avanço do MDB no estado

Na última segunda-feira (16), a Justiça Eleitoral emitiu a Certidão de Composição da nova comissão provisória do MDB de Ilhéus. Sob a presidência do advogado Fernando Hughes, do ex-vereador Alisson Mendonça, ex candidato a vereador o advogado Reinaldo Weber, José Francisco dos Santos, e da jovem liderança Alan Oliveira, além de outros mais, o MDB vêm formando novas forças política na região e na cidade. :: LEIA MAIS »

BA: Mais um prefeito do PP declara apoio a Jerônimo Rodrigues

Mais um prefeito do PP, declara apoio a Jerônimo (PT), ao governo do estado.Foto: Divulgação

O prefeito de Rio do Antônio, Gerson Martins, do PP, declarou apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, após reunião realizada em Salvador nesta terça-feira (10). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor rio-antoniense disse ter feito a opção por Jerônimo “para nossa Bahia continuar em frente”. :: LEIA MAIS »

SALVADOR: RUI COSTA ENTREGA CONTENÇÃO DE ENCOSTA E AUTORIZA NOVA OBRA NO ALTO DO PERU

RUI ENTREGA OBRAS
O Governo do Estado entregou mais uma obra de contenção de encostas em Salvador, na manhã desta segunda-feira (9). Desta vez, foram beneficiados os moradores da Rua Alto do Pará, no bairro Alto do Peru, que agora estão livres dos riscos de deslizamento de terra e desabamento de imóveis. O investimento de R$ 4,6 milhões foi realizado por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

:: LEIA MAIS »

ACRE: Ibama forma brigada voluntária indígena

 2022-04-29_curso_brigada_voluntaria_indigena_AC

Curso, promovido em parceria com outras instituições, foi o primeiro no estado e formou 13 brigadistas indígenas.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, de 13 a 15 de abril, a formação da primeira brigada voluntária indígena do estado do Acre. O curso, ministrado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foi uma iniciativa da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) por meio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS).

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia