WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




abril 2018
D S T Q Q S S
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


Afonso Florence visita indígenas Tupinambá no sul da Bahia

Deputado Afonso Florence, na Aldeia Serra do Padeiro, acompanhado do deputado estadual Bira Coroa. Foto: Assessoria

O deputado federal Afonso Florence (PT) ao lado do deputado estadual Bira Corôa visitou, neste final de semana, os indígenas Tupinambás da Aldeia Serra do Padeiro, município de Buerarema,  e Aldeia Itapuã,  em Olivença,  ambos localizados no  sul da Bahia. Durante a visita, o parlamentar dialogou com o cacique Babau e demais lideranças indígenas. “Reforço o meu compromisso com os povos indígenas e comunidades tradicionais”, afirma Florence.                          Cacique Babau, destacou o papel do  deputado Afonso Florence na defesa das lutas indígenas como a demarcação de terras e demais garantia de direitos. Na visita à comunidade de Olivença, a Cacique Valdelice, índio Taguari e demais lideranças homenageou Florence.“Este é um representante legitimo que luta pelas nossas causas, nos representa”, disse Valdelice

BA: Ilhéus Sedia a Quinta Edição dos Jogos Estudantis Jogos Indígenas

Jogos estudantis indígenas começaram hoje em Ilhéus|| Foto Carlos Coute/Arquivo.

Começou nesta quinta-feira (19), em Olivença, a quinta edição dos Jogos Estudantis Indígenas Tupinambá na aldeia Ighai. A competição, que reúne 500 jovens indígenas de 16 a 22 anos, é organizada pela Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambá de Olivença, marcando a passagem do Dia do Índio. O evento segue até domingo (22), com o objetivo de promover o resgate, fortalecimento e promoção da cultura indígena. :: LEIA MAIS »

‘Índio, nome dado pelos europeus, não representa nossa diversidade’, diz historiador Edson Kayapó

A militância e o trabalho de escritores, educadores e artistas indígenas têm sido fundamentais para combater o preconceito e o desconhecimento da sociedade brasileira sobre esses povos, cuja história foi contada principalmente sob o ponto de vista de não indígenas. No momento em que ocorre na sede da ONU, em Nova Iorque, a 17ª Sessão do Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) entrevistou quatro intelectuais de diferentes etnias indígenas brasileiras sobre formas de garantir direitos e valorizar a cultura e os conhecimentos dessas populações. :: LEIA MAIS »

Dia do Índio: indígenas reforçam luta contra preconceito e estereótipos

20180419101440596162e
Para comemorar o Dia do Índio, indígenas reforçam a luta contra o preconceito e rechaçam estereótipos. Direito à educação, ao território e à saúde são algumas das garantias que eles buscam ao se aproximar do centro do poder
As histórias de luta na capital são muitas. Construída por candangos, Brasília recebeu migrantes de vários estados. Os indígenas fizeram o mesmo movimento e escolheram o Distrito Federal para serem acolhidos. Na data em que se comemora o Dia do Índio, eles querem ser lembrados não somente pelos adereços e pelas pinturas no corpo, mas, sim, pela resistência e pela importância na formação do país, inclusive com presença nas universidades federais e no mercado de trabalho. :: LEIA MAIS »

POLÍTICA: Senador defende aprovação de projetos em favor dos povos indígenas

 O senador Telmário Mota do estado de Roraima. Foto: Agência Senado

Autor do requerimento para a realização de sessão solene para comemorar o Dia do Índio, a ser realizada nesta quinta-feira (19), o senador Telmário Mota (PTB-RR) afirmou  que a melhor forma de homenagear os povos indígenas é a de garantir os seus direitos.

Ele defendeu em Plenário, nesta quarta (18), a aprovação de projetos seus em favor dos povos indígenas. O projeto de lei (PLS) 737/2015, já aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), favorece o ensino da língua materna e da cultura dos povos indígenas. O PLS 161/2015 possibilita ao indígena a inserção da sua origem e a etnia nos registros públicos e na Carteira de Identidade. :: LEIA MAIS »

TRE: Justiça Por Unanimidade Mantém Mandato do Prefeito de Canavieiras

 Drº Almeida,  ladeado pelo deputado Federal Paulo Magalhães, do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, e de Drº Dácio Rolemberg, Presidente do PT de Canavieiras. Fonte:Ascom

Nesta quarta-feira por unanimidade o pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia manteve o mandato do prefeito de Canavieiras,  Clóvis Roberto Almeida (PPS). Ele foi cassado em 2017 por incorrer em diversas irregulares, apontadas pelo Ministério Público, na eleição de 2016.O pleno do TRE deu provimento ao recurso da defesa do prefeito para aprovar suas contas. A corte entendeu que o cancelamento da famigerada nota fiscal tem que ser considerada. A defesa do prefeito foi feita pelos renomados advogados Michel Reis, Wallace Setório e Sanzo Carvalho.

Fonte: Políticos sul da Bahia

PR: Educação vai regulamentar oferta da língua indígena

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual RIo das Ostras em Nova Laranjeiras. Foto: Hedeson Alves/SEED

Regulamentação vai beneficiar 603 estudantes caingangues e guaranis matriculados em escolas estaduais e municipais não indígenas. Governo do Paraná construiu 13 novas escolas indígenas em diferentes regiões do Estado, que oferecem ensino bilíngue.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenação de Educação do Campo, Indígena e Cigana regulamentará a oferta da Língua Indígena nas comunidades que não possuem escola regular. Os alunos terão suas matrículas e históricos escolares registrados em uma escola base indígena próxima à comunidade em que vivem.  O projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação por meio do Parecer nº 28/18. :: LEIA MAIS »

BA: Escola Estadual Indígena kiriri promoverá atividades Culturais ao 19 de Abril

Para celebrar o Dia no Índio, comemorado nesta quinta (19), a Estadual Indígena dos Kiriri “Índio Feliz”, do alto da Jurema na aldeia Indígena Cajazeira, município de Banzaê na Bahia. Com atividades diferenciadas que buscam valorizar e preservar alguns costumes indígenas, acontecerão em vários espaços da escola,  e conta com o total apoio da comunidade indígena da aldeia, bem como do corpo docente da escola.

:: LEIA MAIS »

AL: Cruz das Almas recebe exposição artesanal indígena

Projeto Alagoas Feita à Mão ocorre até o dia 22 de abril. É possível conferir e adquirir as peças produzidas pelos Xucurus Cariris Fragoso/Assessoria)

Um shopping no bairro de Cruz das Almas promove um evento em comemoração do Dia do Índio, celebrado no próximo dia 19 de abril. O projeto Alagoas Feita à Mão leva adornos feitos por membros de três aldeias da Xucuru Kariri. :: LEIA MAIS »

Morre primeiro índio formado em direito no Brasil

indio

Doutor Ary Paliano Kayngang também é fundador do Partido Nacional Indígena (PNI). Ary Kayngang como era conhecido.

Faleceu no último sábado(14) em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, vítima de um câncer na garanta, o primeiro índio Kaingang formado em Direito no Brasil e o Fundador do Partido Nacional Indígena (PNI). A morte do líder Kaingang, Ary Paliano, foi sentida por todas comunidades do sul do país, especialmente em Mangueirinha, Sudoeste do Paraná onde residiu por vários anos.Nascido  na terra indígena Xapecozinho- Ipuaçu- SC, faleceu aos 56 anos, deixando esposa, quatro filhos e três netos. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia