WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

pm ilheus


julho 2022
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


Mapa do Iphan cataloga 1,4 mil etnias indígenas no país

SIVAL
Mais de 1.400 etnias indígenas foram catalogadas e fazem parte de um mapa lançado nesta quinta-feira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Esta é uma versão moderna e atualizada do mapa etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, elaborado no início do século 20, com foco em retratar a quantidade e diversidade étnica e linguística. :: LEIA MAIS »

ALICE PORTUGAL DENUNCIA ATAQUES CONTRA INDÍGENAS NA BAHIA

A deputada Alice Portugal denunciou o ataque aos indígenas na Bahia

Na tribuna da Câmara dos Deputados, a parlamentar Alice Portugal (PCdoB), denunciou no último dia (26) de junho, uma pretensa retomada, que classificou como absurda e agressiva, contra os povos Indígenas Pataxós do extremo sul da Bahia, os indígenas da região que fica no entorno do Parque Nacional Histórico do Monte Pascoal, na aldeia Cassiano, realizada por alguns fazendeiros e pecuaristas.

Em plenário a deputada disse que uma caravana de caminhonetes, com homens fortemente armados, e outros na “Tocaia”, levaram as famílias a saírem das terra, que tem uma portaria declaratória, exarada pelo Ministério da Justiça 2008/2009. :: LEIA MAIS »

BAHIA: Jerônimo completa 13 cidades visitadas no São João e destaca clima de paz no interior do estado

índice

O pré-candidato a governador do time de Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), completou, no domingo (26), a marca de 13 cidades visitadas desde o início dos festejos do São João no estado. Ontem, o pré-postulante petista esteve em Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, e em Tanquinho e Santo Estevão, no Portal do Sertão, cidades administradas por prefeitos e prefeitas do Partido dos Trabalhadores. :: LEIA MAIS »

Artesanato da comunidade indígena Wai-Wai ganha representatividade e visibilidade em aplicativo de vendas online

ARTESANATO

Representantes do povo indígena estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na sexta-feira (24), apresentando os trabalhos.

O levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, aponta que o setor de vendas on-line em 2020 registrou um salto recorde por conta da pandemia do coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram investir no comércio eletrônico. A associação estima que 20,2 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet no mesmo ano em que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. :: LEIA MAIS »

Jurema Sagrada e o sincretismo afro-indígena

Imagem mostra um homem soltando fumaça de cachimbo. Foto: Imagem: Rennan Peixe / Alma Preta

Conhecida também como Catimbó, o culto à Jurema mistura elementos afro-ameríndios e é mais difundido no nordeste do Brasil; a fumaça dos cachimbos, o respeito às ervas sagradas e os cânticos marcam os rituais

O período da colonização foi marcado por rituais e cultos ligados à cultura indígena e afrodescendente. Dentre as religiões que apresentam seus primeiros registros nesta época, está a Jurema Sagrada, também conhecida como Jurema Nordestina ou Catimbó, de origem afro-ameríndia. :: LEIA MAIS »

Pará pode ter primeira deputada federal indígena

A pré-candidatura de Nice Tupinambá foi lançada dia (25), em Belém

A comunicadora pretende levantar na campanha bandeiras como a preservação da natureza e a luta contra a “política de destruição da Amazônia e de seus povos” (Fernando Sette)

Foi lançada, no último sábado (25), em Belém, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), a pré-candidatura da indígena Nice Tupinambá ao cargo de deputada federal. Essa é a primeira candidatura de uma mulher indígena do Pará à Câmara dos Deputados no Estado. :: LEIA MAIS »

‘Sinal que vem das ruas é de esperança com a volta de Lula’, afirma Jerônimo no interior

cac7d7e2-3ded-4471-a87b-72496621bb22 (1)

A correria do pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, tem sido intensa durante os festejos juninos. “A caminhada junto com prefeitos e prefeitas, deputados, vereadores e lideranças políticas regionais têm nos dado um recado muito positivo e otimista. O sinal que vem das ruas é de esperança com a volta de Lula”, afirmou Jerônimo, que neste domingo (26) completa 13 viagens ao interior. :: LEIA MAIS »

ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS SERÁ COMEMORADO COM ENTREGAS E AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS

ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS SERÁ COMEMORADO COM ENTREGAS E AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Por: Stefhany Alencar
No próximo dia 28, serão entregues à população o Ginásio de Esportes e as escadarias do Alto da Legião.

O prefeito Mário Alexandre anunciou um pacote de inaugurações como parte das comemorações do aniversário de 488 anos de Ilhéus, celebrado na próxima terça-feira (28). De acordo com o gestor, na data festiva serão entregues à população o Ginásio de Esportes Herval Soledade, totalmente requalificado com recursos próprios, e as escadarias do Alto da Legião, mais uma localidade contemplada através do projeto Caminho dos Altos.

:: LEIA MAIS »

CLÁUDIA LEITTE E HARMONIA FORAM AS ATRAÇÕES DA PRIMEIRA NOITE DO SÃO JOÃO DA BAHIA

 

Para a cantora Claudia Leitte, o reencontro com o público no São João ficará marcado na memória. “A gente sente que as coisas estão realmente voltando a acontecer. É muito emocionante poder estar aqui, pertinho do público, olhando as pessoas nos olhos. Ainda mais numa festa como o São João, que deixa tudo mais especial. É um momento de retomada muito significante, com um gostinho ainda mais especial para mim, que completo 20 anos de carreira neste”.

Vocalista da banda Harmonia do Samba, Xanddy celebrou a diversidade de artistas que compõem a grade de atrações. “É um grande presente para Salvador e uma honra para mim fazer parte deste time de feras. Nosso show será uma grande homenagem ao São João e à nossa cultura”, destacou o cantor pouco antes de subir ao palco.

Além de Claudia Leitte e Harmonia do Samba, subiram ao palco, nesta quinta-feira (23), Trio da Huanna e os cantores Norberto Curvêllo, Thiago Brava, KleoDibah e Devinho Novaes.

Programação

A programação do São João em 2022 movimentará o Parque de Exposições por sete dias, de 23 a 26 de junho e de 30 de junho a 2 de julho. Nesta sexta-feira (24), a festa começa às 18h30 com o forrozeiro Dorgival Dantas e em seguida Emely Rodrigues. Jorge e Mateus apresentam seu sertanejo romântico com canções como Duas Metades e Os Anjos Cantam. Diego e Vitor Hugo também se apresentam no Parque. Dan Valente, Nattan e Ana Catarina fecham a noite.

O sábado, dia 25, será aberto, às 18h30, pelo forró da Filomena Bagaceira. O fenômeno do momento João Gomes apresenta canções como Se For Amor e Aquelas coisas no palco soteropolitano. Marquinhos Navais, Pedro Libe, com seu Pode me Chamar de Bê, e Mari Fernandez são as atrações da noite. Zé Felipe, outro estourado do momento, apresenta Malvada, Toma TomaVapoVapo e Senta Danada. A noite termina com Limão com  Mel.

No Parque de Exposições, o público somente poderá entrar, diariamente, até a meia-noite*. Os portões serão abertos no dia 23, às 18h; dia 24, às 16h; dia 25, às 17h; dia 26, às 16h; dia 30, às 17h; dia 1º de julho, às 18h; e dia 2, às 14h. Não terá estacionamento. O público deve se dirigir ao local do evento de metrô, de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.

BA: Jerônimo Rodrigues recebe título de Cidadão Amargoense

Jerônimo Amargosa

Jerônimo e sua esposa foram recepcionados pelo prefeito Júlio Pinheiro (PT).

ex-secretário de educação do Estado da Bahia e pré-candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a esposa Tatiana Veloso, pró-reitora da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia, receberam o Título de Cidadão Amargoense na noite desta quinta-feira (23). No local, eles foram recepcionados pelo prefeito Júlio Pinheiro (PT).

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia