WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

saude governo da bahia


janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


Sul da Bahia: Tupinambá investem na agroindústria, cacau fino e melhoria do rebanho bovino

mata atlantica

Uma relação de cumplicidade e respeito para com a terra, não de exploração. Esse é uma espécie de mantra que impera na Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro, que faz parte de uma reserva indígena de 47 mil e 750 hectares nos municípios de Ilhéus, Buerarema, Una e São José da Vitória.
A retomada de terras que os tupinambá consideram historicamente suas não foi e não tem sido uma tarefa fácil.

:: LEIA MAIS »

TVI lança amanhã (18) “O Síndico” uma série filmada em Itabuna

IMG-20210118-WA0034

A TVI Play lança amanhã (18), às 22 horas, a série “O Síndico”, uma comédia em cinco capítulos sobre a convivência é um condomínio num prédio em Itabuna, com direção de Betse de Paula e um elenco que conta com o global Carlos Betão, ao lado de Jailton Alves, Raquel Rocha, Tamires Santana, e Sérgio Ramos. :: LEIA MAIS »

Primeira indígena a ser imunizada da Covid-19 é baiana

293815-IMAGEM_NOTICIA_0

Primeira indígena e a segunda brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, é da cidade de Euclides da Cunha, norte do estado da Bahia. Vanuzia Costa Santos, 50, da aldeia Massacará, é técnica de enfermagem e assistente social. :: LEIA MAIS »

Indígenas recebem Alevinos da Bahia Pesca em Ilhéus

val2

O cacique Valdenilson recebeu os 3 mil alevinos

Por: Walney Magno

Na manhã desta quinta-feira (14) a unidade regional da Bahia Pesca em Ilhéus realizou a distribuição de 200 mil alevinos para indígenas e pequenos produtores da região de Ilhéus e Una.

Várias famílias já foram beneficiadas com o programa. Cada produtor recebeu uma cota de alevinos após participarem dos cursos de capacitação para  iniciar o cultivo de peixe. :: LEIA MAIS »

Puxada do Mastro de Olivença com cerimônia simbólica em homenagem à São Sebastião

Lideranças indígenas realizam dança em homenagem ao padroeiro local

*Walney Magno

Aconteceu neste sábado (09/01) em Olivença a celebração de abertura em homenagem à São Sebastião, de forma simbólica por conta da pandemia do coronavírus, que dá início a Puxada do Mastro de Olivença, realizada em Ilhéus.

Em reconhecimento a importância sociocultural e tradição religiosa e indígena, a Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), em parceria com a Prefeitura, homenageou o padroeiro de Ilhéus simbolicamente, com um número limitado de pessoas, exigência e rigor em respeito às medidas preventivas contra a Covid. :: LEIA MAIS »

Família indígena se destaca no plantio de café

CAFE
Hora do Café

Por Sandra Racy (*)

Começamos o ano mantendo a proposta de contar histórias ligadas ao café neste país continental que de tempos em tempos nos surpreende com algo positivo no cultivar. Diferentes regiões, costumes, heranças e memórias perpassam pelo tema e a cada dia nos vemos diante de informações que nos levam a pensar como o café une culturas, etnias e famílias inteiras que se dedicam ao seu desenvolvimento.

Depois de visitarmos com nossos posts a Bahia (Vitória da Conquista), Minas Gerais, São Paulo, dentre outros estados, chegou a vez de conhecermos o que  a região amazônica nos proporciona no cultivar do café. Começamos registrando que, diferentemente de alguns estados, os amazônicos trazem o café robusta, enquanto que os outros quase que na sua maioria produzem o café arábica, assim, acreditamos que as diferenças se dão pelas condições climáticas e também da terra, e pode-se dizer que o estado de Rondônia é referência no cultivar do café.

:: LEIA MAIS »

Comitê vai monitorar impactos da Covid-19 sobre índios de Manaus

Atendimento médico: comunidades indígenas recebem apoio no combate à Covid-19

A Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde editou portaria para monitorar os impactos da Covid-19 na população indígena do município de Manaus. O comitê atuará no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena da capital amazonense. :: LEIA MAIS »

Nova publicação da Edise trata dos indígenas Kiriri

 

O Trato da Perpétua Tormenta: a conversão Kiriri nos sertões de dentro da América Portuguesa’, da sergipana Ane Mecenas é a nova obra da Editora

O livro trata da conversão dos indígenas Kiriri a partir de missões jesuíticas no “sertão”, localizadas numa configuração geográfica atualmente entre os estados da Bahia e de Sergipe, às margens do rio São Francisco, e do processo de tradução cultural evidenciado pelos esforços do padre jesuíta italiano Luigi Vicenzo Mamiani dela Rovere, que, em duas de suas obras publicadas ‘Arte de Gramática da Lingua Basílica da Naçam Kiriri’ (1698) e ‘Catecismo da Doutrina Christãa em Lingua Basilica da Naçam Kiriri’ (1699), buscou normatizar a língua desse grupo indígena.

:: LEIA MAIS »

Presidente da Câmara de Firmino Alves não consegue tomar posse após protesto de moradores; prefeito teve diplomação anulada

mora

Vereador iria assumir prefeitura nesta terça (5), mas moradores foram até o local, houve tumulto e a posse foi cancelada. Ele foi encaminhado ao cargo após prefeito ter a diplomação e posse anuladas pelo TRE.

O presidente da Câmara de Vereadores de Firmino Alves, cidade do sul da Bahia, não conseguiu tomar posse do cargo de prefeito nesta terça-feira (5), após protestos de moradores e tumulto na Câmara. O vereador deve assumir o cargo por decisão da Justiça, já que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia indeferiu o registro de candidatura de Padre Aguinaldo (PDT), que foi eleito novo prefeito da cidade, mas teve a diplomação e a posse dele anuladas pelo TRE.

:: LEIA MAIS »

Heróis: a participação de indígenas de MS na 2ª Guerra Mundial

Ao menos 30 indígenas de Aquidauana foram para a 2ª Guerra Mundial, todos da etnia Terena.

A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial está tendo mais um capítulo revelado pelas mãos de um curioso sul-mato-grossense, o historiador e jornalista Geraldo Ferreira. Desde 2000, ele busca indígenas da região de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, que tenham ido à 2ª Grande Guerra de 1939 a 1945.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia