LINHA DE TREMIGREJA

Fortalecimento do turismo étnico, geração de renda e valorização do patrimônio cultural histórico da comunidade Maracangalha, em São Sebastião do Passé, são destaques do projeto “Turismo de Base Cultural em Maracangalha”, apoiado pelo edital da Década Afrodescendente, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Os resultados do trabalho foram apresentados neste domingo (13), na sede da associação de moradores, integrando as comemorações dos 93 anos de emancipação do município. A titular da (Sepromi), Fabya Reis, prestigiou o encontro.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Design Social e Sustentável (IDSS), na modalidade de assistência técnica, possibilitando o apoio à comunidade para o planejamento e divulgação dos potenciais locais. Dentre os resultados principais está a elaboração dos roteiros turísticos “A história de Maracangalha”, “A saga do besouro” e “Um mergulho em Maracangalha”.

 

“A gente sabe do potencial da comunidade e decidimos montar roteiros baseados na história, explorando nossa identidade negra. Queremos fomentar as agendas culturais, potencializar nossos valores, trabalhar com o samba, também a partir do artesanato e da culinária. Entendemos o valor que tudo isso tem”, destacou Vanessa Vitória Fontes, da Liga Cultural de Maracangalha.

MAPA MARAGOGIPEFABYA FALA

A secretária da Sepromi disse que as ações empoderam a comunidade, contribuem para a economia e promovem o etnodesenvolvimento local. “Trata-se de uma ferramenta para colocar esta comunidade num roteiro internacional. Assim podemos conhecer um pouco mais e divulgar amplamente nosso patrimônio material e imaterial. É pensar o desenvolvimento a partir do turismo. É promover a nossa gente e fazer a reparação”, pontou Fabya Reis.

FABYA REUNUDA

Presenças – Estiveram presentes ao evento, além de moradores, diversas lideranças e parceiros do projeto, a exemplo do dirigente IDSS, Mário Bestetti; o prefeito Breno Konrad Moreira; secretários municipais e vereadores.

TORRE

Política estadual – Ao longo do projeto as ações envolveram etapas de diálogo, sensibilização de gestores e órgãos públicos, além de prospecção de parcerias, em sintonia com a Política Estadual de Fomento ao Empreendedorismo de Negros e Mulheres (PENM), instituída pela Lei 13.208/2014.

Ascom/Sepromi