Acácio Teles lidera as pesquisas em Mulungu do Morro. Foto: Reprodução

O município de Mulungu do Morro, no centro-norte baiano e distante 486 quilômetros de Salvador, está com a eleição para prefeito praticamente definida. É o que aponta uma pesquisa realizada recentemente, pela empresa DECISÃO ASSESSORIA DE PESQUISA, onde mostra que o pré-candidato Acácio Teles, aparece com 48,79% das intenções de votos, seguido pelo pré-candidato Edimário Boaventura, que aparece na segunda colocação com 38,27% das intenções de votos.

Seguindo os critérios da pesquisa, na menção estimulada (onde é citado os nomes dos pré-candidatos), aparece ainda um numero de indecisos com 10,24% e também de eleitores que se declararam que não votariam em nenhum dos nomes citados, ou votariam nulo, aparecem com um percentual de 2,70%.

A pesquisa que foi registrada na justiça eleitoral, sob o numero BA-02065-2020, ouviu 371 eleitores na sede e no interior do município, seguindo critérios estatísticos exigidos pela justiça eleitoral, diz ainda que na menção espontânea (onde não é citado nenhum nome),  mostrou que Acácio Teles, desponta com 30,46%, contra seu provável e único adversário Edimário Boaventura, que aparece com 21,02%.

A pesquisa também mostra que o atual prefeito Fredson Andrade, que não pode mais concorrer nesse pleito, aparece com 1,08%. Os votos de legendas aparecem na espontânea, o 40, com 0,81% e o 13, com 0,54%, declarados pelos eleitores, a opção de votar nos partidos. Ainda na pergunta espontânea 46,09% do eleitorado do universo pesquisado, se declaram indecisos, não souberam ou não opinaram.

Na mesma pesquisa 75,20% dos eleitores pesquisados, se declararam que essa opção é definitiva e não muda, e apenas 16,44% afirmaram que podem mudar de opção. Na pergunta que busca saber a rejeição de cada candidato, 56,60% dos entrevistados, afirmam que não rejeitam nenhum ou não opinaram nesse quesito, ao passo que 16,60% disseram não votar em Edimário,  11,32%,  que afirmaram a mesma coisa em relação a Acácio Teles.

Em relação a rejeição do pré-candidato Edimário, é considerada baixa, segundo informou um morador da cidade, pelo fato de Edimário ser primo do prefeito e também ter o apoio do gestor. Esse apoio causou estranheza na maioria do povo da cidade, que esperava que ele apoiasse Acácio Teles “marcharam juntos muitos anos, mas o prefeito optou por apoiar um parente para sucede-lo frente a prefeitura municipal”, disse o morador.

A pesquisa tem uma margem de erro de 5% e só foi divulgada depois de cumprir o prazo regimental do registro junto ao TSE.

Fonte: A Bronca