WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



fevereiro 2016
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829  


:: 21/fev/2016 . 18:04

Banco Mundial: Indígenas se beneficiaram menos do crescimento econômico na América Latina

mulher-indigena-1024x768
Em novo relatório, o organismo financeiro identificou que, embora representem apenas 8% da população latino-americana, indígenas respondem por 14% dos pobres e 17% dos extremamente pobres.

O Banco Mundial alertou nesta semana para a situação dos povos indígenas da América Latina, onde, segundo novo levantamento, os povos originários não foram tão beneficiados quanto o restante da população pelo crescimento econômico da região, ao longo da primeira década do século XXI.

Nos últimos anos, graças à combinação de desenvolvimento econômico e políticas sociais adequadas, mais de 70 milhões de pessoas saíram da pobreza na América Latina. A pobreza em domicílios indígenas diminuiu em países como Peru, Bolívia, Brasil, Chile e Equador. Outros, incluindo Equador, México e Nicarágua, diminuíram a brecha educativa que durante décadas excluiu as crianças indígenas, aponta o relatório “A América Latina indígena no século XXI”, elaborado pelo Banco Mundial.

Embora não tenham sido completamente excluídos dos recentes avanços, os indígenas continuam a viver em condições mais precárias e vulneráveis, quando comparados aos não indígenas. Atualmente, este segmento da população constitui 8% da população latino-americana. Contudo, respondem por, aproximadamente, 14% dos pobres e 17% dos extremamente pobres. :: LEIA MAIS »

Meio Ambiente – Existência de grandes cidades indígenas é comprovada na Amazônia

RTEmagicC_florestagrande-ok_01

Pesquisa mostra vestígios de grandes tribos na região amazônica além de explicar como essas populações se alimentavam

Existência de grandes cidades indígenas é comprovada na Amazônia – Portal Amazônia

MANAUS – Até pouco tempo, acreditava-se que na Amazônia Central não haveriam recursos para sustentar grandes povoamentos, por isso tribos seriam divididas em pequenos grupos. As conhecidas tribos caçadoras e coletoras. No entanto, dados de estudo realizado pelo pesquisador brasileiro Eduardo Goés Neves dizem o contrário.

De acordo com suas escavações no sítio arqueológico Hatara, próximo ao município de Iranduba, no Estado do Amazonas, existiram grandes sociedades indígenas na região e haviam recursos e conhecimento para alimentar essas grandes populações.

Indígena morre após colisão de moto com caminhonete em MS

prf

Um indígena de 18 anos morreu na tarde deste sábado (20) depois que a motocicleta que ele  pilotava colidiu com uma caminhonete. O acidente ocorreu por volta das 16h30, na BR-267, próximo a aldeia Cerro Y, em Guia Lopes de Laguna, na região sudoeste de   Mato Grosso do Sul.

Após o acidente, o condutor da caminhonete, um homem de 62 anos, saiu do local, mas depois acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o registro da Polícia Civil, o motorista disse que fez isso porque o acidente ocorreu em frente a uma aldeia indígena e ele temia por sua integridade física.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a motocicleta que era conduzida pelo indígena tinha registro de que era furtada.

O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Jardim.

Vestidos mexicanos ajudam a valorizar cultura indígena

 4829271

 

A empresária Marília Fonseca apostou em vestidos para empreender, a partir da importação de peças do México. Tudo começou quando a carioca Marília resolveu comprar um vestido para ela.

Mas quando soube que as roupas são produzidas por indígenas do México, que sobrevivem com a venda destes produtos, ela acabou pedindo um estoque de 11 vestidos. As roupas chegaram e as amigas cariocas ficaram encantadas.

Marilia começou o negócio em 2008. Naquele ano, a tendência do verão destacava a paleta de cores de Frida Kahlo, que sempre se vestiu à moda mexicana, valorizando as tribos indígenas.

O negócio começou com Óli, que é descendente de uma das 16 tribos indígenas do estado de Oaxaca que fabricam as peças. Na juventude, ela fazia parte de grupos de dança folclórica e todos se encantavam com as vestimentas.

Óli farejou uma oportunidade de negócio para ajudar as comunidades. E assim a empresária Marilia Fonseca passou a fazer parte da chamada economia solidária, uma forma justa de comércio, em que toda a cadeia produtiva sai ganhando.

 

 

 

Índios que viviam na Amazônia há mil anos dependiam da pesca e preferiam o pirarucu

114321_697x437_crop_56c904bb78ff2

Pelas suas proporções, pirarucu era importante fonte de alimento para os indígenas, de acordo com estudo

Um estudo arqueológico publicado no Journal of Archaeological Science aponta que os índios que viviam na Amazônia Central há mais de mil anos dependiam principalmente da pesca para se alimentar. De acordo com a publicação, o pirarucu era o peixe mais consumido pelos indígenas, que também tinham nas tartarugas uma importante fonte de proteína animal.

A pesquisa serviu para romper com a imagem de que as tribos pré-históricas amazônicas tinham seu modo de vida era baseado na caça e na coleta de alimentos.

 

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia